Veja o que abre e o que fecha em Goiás no feriado da padroeira do Brasil


Agências bancárias e unidades do Vapt Vupt fecham. Shoppings e hipermercados funcionam normalmente. Letreiro “Eu amo Goiânia” na Praça do Sol no Setor Oeste em Goiânia
Vanessa Chaves/G1
O feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta sexta-feira (12), vai alterar o horário de funcionamento de alguns serviços, orgãos e instituições. Agências bancárias e unidades do Vapt-Vupt fecham, já os shoppings funcionam normalmente.
Veja o que abre e o que fecha nesta sexta-feira (12):
Agências bancárias
A Associação de Bancos (Asban) informa que as agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira (12). Os canais alternativos de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking, poderão ser utilizados normalmente.
Carnês e contas de água, energia, telefone, entre outros, que tiverem data de vencimento para este dia sem funcionamento bancário poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (15 de outubro, segunda-feira), sem acréscimo. Tributos federais, estaduais ou municipais, normalmente, já scom datas ajustadas ao calendário de feriados.
Bancos estão fechados nesta sexta-feira
Vanessa Chaves/G1
Correios
Os Correios informaram que não haverá expediente em suas agências. No sábado (13), as agências que funcionam nos shoppings atenderão normalmente.
A Central de Atendimento aos Clientes (CAC) da empresa também não atenderá no feriado. Para registrar manifestações e obter informações sobre produtos e serviços, os clientes podem acessar o site.
Agência dos Correios fecham ensta sexta-feira
Vanessa Chaves/G1
Prefeitura de Goiânia
Serviços essenciais funcionam em regime de plantão nesta sexta-feira (12) e em todo fim de semana.
Saúde
As unidades 24 horas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia abrem normalmente para atendimentos dos casos de urgência e emergência, conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.
O Centro Municipal de Vacinação, no setor do Pedro Ludovico, estará aberto das 8h às 18h e oferecerá as vacinas de rotina, inclusive as doses que protegem contra o sarampo e a poliomielite.
O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones: (62) 3524-3131 ou (62) 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
Unidades de saúde 24 horas:
Cais Amendoeiras
Cais Bairro Goiá
Cais Campinas
Cais Cândida de Morais
Cais Chácara do Governador
Cais Deputador João Natal (Vila Nova)
Cais Finsocial
Cais Guanabara III
Cais Novo Mundo
Ciams Novo Horizonte
Ciams Urias Magalhães
Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – Crof
Hospital e Maternidade Dona Iris
Maternidade Nascer Cidadão
Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste
Funcionamento das 8 às 18 horas
– Centro Municipal de Vacinação (Ao lado do Ciams Pedro Ludovico)
Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone: (62) 3524-7389.
A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado.
Informações podem ser obtidas pelos telefone: (62) 3524-2643 ou (62) 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (62) 3524-2480, o SOS Criança e Complexo 24 Horas (62) 3524-1859 / 3524-1856 e o Residencial Professor Niso Prego (62) 3524-1882.
Comurg
Mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone (62) 3524-8555.
Guarda Municipal
A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).
Transporte coletivo
No feriado e durante o fim de semana, a tabela continua a mesma. Para mais informações a população pode entrar em contato com a CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ (62) 3524 -1851 (Ouvidoria) e whatsapp (62) 9 9943-1620, ou na sede da companhia, na 1ª Avenida, 486, Setor Leste Universitário.
Detran
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) não realiza atendimento nesta sexta-feira (12), em virtude do feriado. O Padrão Vapt Vupt do órgão tem atendimento no sábado, das 7h às 12h.
Unidade do Vapt Vupt no Parque Lozandes em Goiânia, Goiás
Vanessa Chaves/G1
Vapt Vupt
Na sexta-feira (12) nenhuma unidade funciona. No sábado (13), as unidades do Vapt Vupt que atendem em regime de plantão, funcionam em horários especiais.
As unidades fixas e padrão da capital e do interior que funcionam 12 horas diárias (de segunda a sexta-feira), atenderão em regime de escala, em meio período no sábado, serão três horários para as seguintes unidades:
Unidades da Capital
Das 7h às 12h – Unidades Fixas: Central do Servidor, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shoppings Araguaia e Lozandes;
Unidades Padrão: Detran e Ipasgo
Das 7h às 13h – Unidades Padrão SCTI – Teleatendimento;
Das 8h às 13h – Unidades fixas: Shopping Buena Vista, Shopping Cerrado, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Portal Shopping;
Unidades do interior
Das 7h às 12h – Águas Lindas, Anápolis (Anápolis Sul), Garavelo (Aparecida de Goiânia), Goianésia, Itumbiara, Trindade-Centro, Rio Verde, Senador Canedo, Palmeiras de Goiás e Novo Gama;
Das 8h às 13h – Anápolis (Anashopping), Valparaíso de Goiás, Trindade Maysa e Aparecida de Goiânia: Shoppings Buriti e Aparecida Shopping
Supermercados
A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que os supermercados de todo o estado abrem neste feriado. Desde agosto de 2017, o governo federal reconhece a atividade supermercadista como atividade essencial, portanto, deve abrir em feriados.
Comércio
De acordo com a Convenção Coletiva do setor varejista, seguida pelo Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás), os empreendedores do varejo estão autorizados a convocar os empregados, desde que sejam feitas as devidas compensações previstas em lei, como horas extras, vale-alimentação e folga.
A Convenção Coletiva estabelece ainda que os lojistas somente poderão convocar os funcionários se tiverem uma autorização emitida pelo Sindilojas-GO. Para receber essa liberação, os varejistas deverão informar, obrigatoriamente, a intenção de abrir no feriado, bem como a relação de todos os empregados que serão convocados. Caso haja descumprimento, o lojista pode ser multado pela Superintendência Regional do Trabalho durante fiscalização do órgão.
Comércio de rua no Setor Central, Rua 44, em Goiânia
Vanessa Chaves/G1
Shoppings
Passeio das Águas Shopping
O Passeio das Águas Shopping segue no horário normal com lojas e quiosques funcionando das 10h às 22h e área de alimentação e lazer das 10h às 22h30. Os restaurantes externos vão funcionam das 12h às 22h.
Shopping Cerrado
Lojas, praça de alimentação e lazer abertas das 10h às 22h (funcionamento normal).
Aparecida Shopping
As lojas e praça de alimentação e lazer abrem às 10h e fecham às 22h. No sábado, 13, o centro de compras segue com horário normal, com lojas abertas das 10h às 22h e praça de alimentação e lazer das 11h às 22h30. No domingo, as lojas abrem às 14h e fecham às 20h. Já a praça de alimentação e lazer iniciam os trabalhos às 11h e encerram às 22h.
Mega Moda Shopping
O Mega Moda Shopping funciona normalmente, das 7h às 19h.
Praça de alimentação do Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia, Goiás
AFG Comunicação/Divulgação
Goiânia Shopping
O Goiânia Shopping funciona normalmente com lojas das 10h às 22h e área de alimentação e lazer das 10 às 22h30.
Restaurantes externos:
Madero Madero Steak House – Das 11h45 às 22h
Outback Steakhouse – Das 10h às 15h e das 17h às 23h
Paris 6 Bistrô – Das 11h às 02h

Shopping Flamboyant
As lojas funcionam das 10h às 22h e as áreas de alimentação e lazer das 10h às 22h30. Os restaurantes do Polo Gastronômico seguem horários de atendimento mais ampliados. Para conferir, basta consultar o estabelecimento.
Polo Gastronômico
Botequim Mercatto – das 11h ás 1h
Coco Bambu – das 11h às 00h
Empório Piquiras – (62) 3087-4413
Kabanas Restaurante Bar – das 11h às 00h30
Kanpai Blue – das 11h30 às 00h
Madero Steak House – 11h45 às 23h10
Outback Steakhouse -10h às 22h
L’Entrecôte de Paris – (62) 3091-2406
Pobre Juan – (62) 3087-5556
Tartuferia San Paolo – das 10h às 00h30
*Vanessa Chaves é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Elisângela Nascimento.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Leia a notícia completa em G1 Veja o que abre e o que fecha em Goiás no feriado da padroeira do Brasil

O que você pensa sobre isso?