Surfistas homenageiam mulheres japonesas vítimas de bombardeio


Celebração fazem parte das comemorações dos 110 anos da chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos e do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear. Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear foi marcado por vários esportes náuticos em Santos, SP
Tatyana Jorge/G1
O Parque Municipal Roberto Mário Santini, em Santos, no litoral de São Paulo, recebeu na manhã deste domingo (5) uma programação especial em homenagem ao Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear. Repleto de atividades esportivas náuticas, o dia faz parte das homenagens pelos 110 anos da chegada do navio Kasato Maru, trazendo imigrantes japoneses, ao Porto de Santos.
A programação começou com a premiação do festival de longboard feminino “Prancha Oca”, às 8h, no deck do Emissário. Todas as competidoras representaram as mulheres vítimas de bombardeio atômico nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
Em seguida, foi a vez da prova de canoa havaiana. Os competidores partiram da direção do Aquário, na Ponta da Praia, até a praia do José Menino. Depois, um corredor de pranchas foi formado para homenagear as surfistas Fusae Uramoto e Reiko Konno.
Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear em Santos, SP
Tatyana Jorge/G1
As duas surfistas receberam um compartimento com água doce (da Fonte do Itororó) e salgada (do mar), simbolizando a união entre os povos, mesmo recipiente entregue à servidora Kelly Freitas, que representará Santos durante estágio em Hiroshima, em outubro. A cidade japonesa é sede da rede Prefeitos pela Paz, em que Santos faz parte da diretoria executiva. A rede tem como foco o desarmamento nuclear, a disseminação da paz mundial e é integrada por 163 países.
O dia terminou com a cerimônia oficial do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear. Ao lado do Monumento dos Imigrantes Japoneses, integrantes da prefeitura e da Associação Japonesa marcaram presença no ato, em que uma criança representou o respeito e a transferência das tradições às novas gerações. Em seguida, um minuto de silêncio homenageou às vítimas de Hiroshima e Nagasaki.
Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear em Santos, SP
Tatyana Jorge/G1
Leia a notícia completa em G1 Surfistas homenageiam mulheres japonesas vítimas de bombardeio

O que você pensa sobre isso?