Programa leva orientação sobre segurança no trânsito aos alunos de escola de Mogi das Cruzes

Além de mudar os próprios hábitos, as crianças cobram de seus responsáveis. Alunos de Mogi recebem orientação sobre a segurança no trânsito
Alunos da Escola Municipal Coronel Almeida receberam orientações sobre segurança no trânsito, nesta quinta-feira (14). A ação é uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A convivência entre motoristas e pedestres é colocada à prova no trânsito diariamente. Para o resultado positivo nesta relação, alguns cuidados são fundamentais. A engenheira Isabel de Cássia Guerra orienta a filha sobre os perigos no trânsito. “Digo para ela prestar atenção na faixa de pedestre, olhar para os dois lados na hora de atravessar, essas coisas”, conta.
Já a dona de casa Ângela Maria Correa pede que o filho ande de mãos dadas com ela, a fim de prevenir acidentes. “A gente tem que ficar atento a tudo, porque não sabe o que acontece”, destaca.
Uma forma de conscientizar as crianças é levar essas orientações às salas de aula. Foi o que ocorreu em uma escola de Mogi. Ao invés dos professores, os policiais assumiram o comando da classe.
“As crianças não só aprendem e modificam as suas atitudes como também chegam em casa, falam para os pais sobre o que aprenderam e cobram diariamente a mudança de atitude deles”, ressaltou o cabo da Polícia Militar, João Carlos Rodrigues da Silva.
Entre as lições ensinadas estavam respeitar o semáforo, usar o capacete e cinco de segurança. “Quando o meu tio vem me buscar, eu fico na frente e o cinto fica direito, aí não acontece nenhum acidente”, conta a aluna Maine Campos Rosa, de 9 anos.
Pedro Henrique da Silva, de 9 anos, disse que antes da aula andava e não olhava no entorno porque estava com a atenção no celular. “Uma vez o carro quase me atropelou, agora vou prestar mais atenção”, conta.
A diretora da escola, Andréia Aparecida Siqueira Correia também ressaltou que toda a informação que é passada pela escola chega à casa da criança.
No final da aula, as crianças ganharam um kit com revista, CNH mirim, e talão de multa para autuar os pais.
Crianças aprenderam que sobre semáforos e equipamentos de segurança em Mogi
Reprodução/TV Diário
Leia a notícia completa em G1 Programa leva orientação sobre segurança no trânsito aos alunos de escola de Mogi das Cruzes

O que você pensa sobre isso?