Operação flagra focos de incêndio na região metropolitana de Manaus


Operação ‘Cielo’ faz parte da campanha ‘Diga Não ao Fogo’. Focos de queimada identificados em operação no AM
Ricardo Oliveira/Ipaam
Focos de incêndio na Região Metropolitana de Manaus (RMM) foram flagrados durante a operação Cielo, que faz parte da campanha “Diga Não ao Fogo”, na quinta-feira (11) e nesta sexta (12).
No primeiro dia, o trabalho flagrou o uso do fogo sem autorização do órgão ambiental do Estado e a destruição de 6,8 hectares de mata em duas propriedades no ramal Vitória, comunidade Frederico Veiga, no quilômetro 8 da rodovia BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista/RR). Dois agricultores assumiram a autoria do incêndio florestal e foram multados em R$ 6,8 mil cada e tiveram as áreas embargadas por fiscais do Ipaam.
A operação Cielo também percorreu o trecho da rodovia Manoel Urbano da ponte jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro) até a entrada do Distrito de Cacau-Pirêra e encontrou um grande foco de queimada em vegetação na área de exploração de argila, próximo a linha subterrânea do gasoduto. No local, homens do Corpo de Bombeiros com a ajuda de duas viaturas de combate a incêndio conseguiram controlar o fogo, que atingiu uma área de mais de 5 hectares e a fumaça podia ser vista da orla da capital.
Focos de queimadas identificados no AM
Marco Leal/Ipaam
As duas situações de queimadas flagradas pela operação Cielo, tanto das duas propriedades no ramal Vitória, no quilômetro 8 da BR-174, quanto do Cacau-Pirêra é que estavam originando a ocorrência de nuvens de fumaça e o odor de queimado, na quinta-feira (11), em parte de Manaus.
Nesta sexta-feira (12), a operação Cielo segue para o município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus), onde foi detectado um grande foco de queimada.
O comandante do Bifma, coronel Jorge Alves disse que, naquela cidade, a ação de prevenção e combate a incêndio conta com a parceria do Corpo de Bombeiros de Manacapuru (município distante 68 quilômetros da capital), onde também o monitoramento da Sema e o Ipaam encontrou 52 casos de focos de calor nos últimos dias.
Leia a notícia completa em G1 Operação flagra focos de incêndio na região metropolitana de Manaus

O que você pensa sobre isso?