Moradores de Vacaria se unem para levar arte aos muros da cidade


Iniciativa que surgiu pelas redes sociais já realizou a pintura dos muros do antigo cinema e do ginásio municipal. Um grupo de artistas voluntários de Vacaria tem feito os desenhos nos muros da cidade
Arquivo pessoal
Uma iniciativa dos moradores do município de Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul, tem levado mais cor e arte para os muros da cidade. Um grupo de artistas voluntários trabalha com grafites e recebe ajuda para colorí-los.
O Arte na Rua trabalha atualmente nos grafites do muro da igreja do bairro Imperial, a pedido da comunidade. As pinturas estão sendo feitas neste fim de semana com sobras de tintas e com recurso próprio.
Laurita Baldi é umas das organizadoras do projeto e conta que a ideia surgiu em um grupo do Facebook, onde os moradores compartilham fotografias e temas da cultura local. “Nós queríamos aproximar a arte da população. Infelizmente, o acesso ainda é muito elitizado na nossa cidade”, diz.
A primeira pintura coletiva foi realizada em 2017 no antigo Cine Guarani, onde agora funciona uma loja. Com a repercussão positiva, os idealizadores promoveram um chamamento nas redes sociais. Dezenas de voluntários e 19 artistas acabaram se candidatando para desenvolver os desenhos nos muros do Ginásio Municipal da cidade.
Voluntários e artistas pintaram o muro do Ginásio Municipal de Vacaria
Arquivo pessoal
Segundo Laurita, foram 200 m² de área pintada por voluntários de diferentes idades. Como se tratava do Ginásio Municipal, a prefeitura financiou os sprays e as tintas para o projeto.
“Agora o local é um dos mais fotografados pelos moradores.”
Interesse dos jovens
De acordo com a organização do projeto, muitos adolescentes têm sido atraídos pela iniciativa e participado dos mutirões. Na comunidade da vila Imperial, todo dia algum jovem se interessa em ajudar a colorir os desenhos.
“A comunidade traz bolo, vem e conversa com a gente. Eu nunca tinha participado de algo tão gratificante”, afirma Laurita.
Para colaborar com tintas ou participar das atividades, basta acessar a página do projeto.
Vários jovens de Vacaria têm participado das pinturas
Arquivo pessoal
Os grafites viraram ponto turístico na cidade
Arquivo pessoal
Comunidade e artistas trabalham em conjunto nas pinturas
Arquivo pessoal
Leia a notícia completa em G1 Moradores de Vacaria se unem para levar arte aos muros da cidade

O que você pensa sobre isso?