Merkel é reeleita como chanceler alemã para um quarto mandato

75611199_German Chancellor Angela Merkel is congratulated after being re-elected as chancellor durin.jpg

BERLIM — Os deputados alemães reelegeram nesta quarta-feira Angela Merkel como chanceler para um quarto mandato. Após seis meses de incerteza e negociações para conquistar uma maioria parlamentar, ela conquistou votos favoráveis de 364 deputados, entre os 688 votos válidos na votação secreta.

LEIA MAIS: Governo composto por grande coalizão é formado na Alemanha

Merkel abre caminho para sua sucessão com indicação de aliada

Desgaste de Merkel pode se agravar com acordo para governar, diz analista

Merkel conseguiu nove votos a mais que o necessário, mas 35 a menos que a maioria teórica de 399 deputados conservadores e social-democratas. Houve nove abstenções.

De acordo com o político conservador da União Democrata Cristã (CDU) — partido de Merkel —, Alexander Mitsch, esse resultado pode ser um mau presságio, informou o jornal alemão “Bild”.

“Esta coalizão, não só por causa do acordo de coalizão infeliz, tem um mau começo e não durará três anos e meio”, disse.

Depois do anúncio do número de votos, a chanceler foi aplaudida, porém não pelos membros do Partido Social-Democrata (SPD).

O presidente do Parlamento Bundestag, Wolfgang Schäuble, desejou à nova chanceler “força e sucesso sincero e bênção de Deus na realização de sua grande tarefa”. A secretária-geral da CDU Annegret Kramp-Karrenbauer também frisou um início de governo “com toda a sua força para a Alemanha”.

Um encontro entre a chanceler alemã e seus parceiros na segunda-feira foi realizado para assinar o acordo da nova “grande coalizão” do governo. Em uma coletiva de imprensa antes de assinar o acordo com os líderes do partido CSU e dos sociais-democratas do SPD, Merkel foi perguntada se os rostos severos eram devidos à nova coalizão. E eles admitiram que a atitude era politicamente necessária, não um “caso de amor”.

Merkel pediu rápidas providências para superar diferenças entre membros da União Europeia em um orçamento de investimento comum. Ela afirmou que iria viajar à Paris em breve para negociar com o presidente Emmanuel Macron sobre suas propostas de reforma para a zona do euro.


Leia a notícia completa em O Globo Merkel é reeleita como chanceler alemã para um quarto mandato

O que você pensa sobre isso?