Mais de 197 mil crianças devem ser vacinadas contra a pólio e sarampo no Piauí

Campanha Nacional de Vacinação começa nesta segunda-feira (6) e tem como meta imunizar 95% do público alvo. Crianças entre 1 e 5 anos incompletos devem ser imunizadas
Divulgação/Antônio Gonçalves
Começa nesta segunda-feira (6) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que terá o dia D de mobilização no sábado (18). No Piauí, 197,3 mil crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos devem ser imunizadas até o dia 31 de agosto.
A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no país. Para o estado do Piauí foram distribuídas 497,6 mil doses das três vacinas.
A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país e para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. O último caso de sarampo em Teresina foi confirmado em 2011, com uma pessoa que adquiriu a doença na França. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas.
Leia a notícia completa em G1 Mais de 197 mil crianças devem ser vacinadas contra a pólio e sarampo no Piauí

O que você pensa sobre isso?