Jovem condenado por morte do médico Jaime Gold é liberado pela Justiça

RIO – Foi liberado na tarde desta terça feira (15/05), um dos jovens condenados pelo assassinato do médico Jaime Gold, em maio de 2015. Ele foi solto após a realização de um mutirão do Poder Judiciário dentro de uma das unidades do Degase (a Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador), pela juíza titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas, Lúcia Glioche.

A morte do médico, esfaqueado enquanto andava de bicicleta na Lagoa, em maio de 2015, gerou comoção à época. Ele tinha 57 anos. Três adolescentes, na ocasião, foram apreendidos pela Polícia Civil por envolvimento no crime. Deles, dois foram condenados a cumprir medidas socioeducativas.

O jovem liberado nesta terça-feira nunca confessou a autoria do crime. Em agosto do ano passado, uma reportagem do EXTRA mostrou que, desde a apreensão, ele cursou cinco séries e passou a trabalhar na unidade como técnico em informática.

O jornal teve acesso a relatórios da equipe de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais do centro de internação que atestam o “bom comportamento” e o “interesse” do jovem no processo de cumprimento das medidas socioeducativas. Quando deu entrada na instituição, ele cursava o 5º ano do ensino fundamental. Pouco mais de dois anos depois, cursa o 1º ano do ensino médio. O rapaz foi condenado a três anos de internação, apesar de ter sido inocentado pelos outros dois jovens apreendidos na ocasião.

Também em agosto, a 3ª Câmara Criminal negou, por unanimidade, o último recurso da defesa do jovem na segunda instância.

Também condenado pelo assassinato, outro jovem, Alexsandro de Jesus Montenegro Silva, de 19 anos, conseguiu o benefício da semiliberdade, apesar de ter se envolvido em brigas e numa ocorrência de tráfico na unidade onde estava. O jovem confessou o crime e inocentou o outro adolescente condenado. Quatro meses depois da progressão de regime, Alexsandro foi preso por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após assaltar um supermercado no município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O roubo aconteceu no bairro Quitandinha.


Leia a notícia completa em O Globo Jovem condenado por morte do médico Jaime Gold é liberado pela Justiça

O que você pensa sobre isso?