Detento que fugiu de presídio pela porta da frente ao se passar pelo irmão é capturado em Boca do Acre

Fuga ocorreu no dia 11 de março durante horário de visita do presídio Francisco d’ Oliveira Conde, em Rio Branco. Gean Moreira Brilhante foi capturado nesta quarta-feira (13). Jefson (de camisa vermelha) ficou no lugar do irmão Gean que estava preso no FOC
Arquivo pessoal
O presidiário Gean Moreira Brilhante, que conseguiu fugir pela porta da frente do presídio Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, ao se passar pelo irmão, foi capturado na quarta-feira (13), em Boca do Acre (AM).
A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14) pelo diretor-presidente do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen-AC), Aberson Carvalho.
Brilhante fugiu no dia 11 de março deste ano ao trocar de lugar com o irmão dele, Jefson Moreira Brilhante, que o visitava no alojamento 6. O irmão, de acordo com o Iapen, continua preso.
Carvalho explica que o detento usava documentos falsos na cidade de Boca do Acre quando foi abordado por equipe da polícia. Ao verificarem a identidade de Brilhante, foi constatado que se tratava de um foragido da Justiça do Acre e informado ao estado.
“Ele está preso na delegacia de Boca do Acre e estamos indo hoje mesmo buscá-lo para que ele continue cumprindo sua pena no presídio de Rio Branco. Ele deve responder administrativamente pela fuga e como se passou pelo irmão, deve ser adicionado aí a questão da falsidade ideológica”, afirmou Carvalho.
Na época da fuga, o Iapen informou que abriu um processo administrativo para apurar as circunstâncias em que a fuga ocorreu.
A situação foi percebida apenas quando o visitante tentou sair da unidade após o irmão ter fugido. O boletim de ocorrência registrado pela Coordenação de Segurança do presídio detalhou que os dois irmãos são bastante parecidos.
A equipe relatou que os dois trocaram de roupa dentro da cela e o detento Gean Moreira foi até a saída e assinou a ficha de visitante no lugar do irmão.
Após quase todas as visitas saírem da unidade, Jefson Moreira foi até a porta de saída tentar deixar o local. Nesse momento, os agentes penitenciários o abordaram e pediram explicações sobre a saída do irmão. O rapaz negou que tivesse ajudado o preso a fugir.
Leia a notícia completa em G1 Detento que fugiu de presídio pela porta da frente ao se passar pelo irmão é capturado em Boca do Acre

O que você pensa sobre isso?