Campanha de imunização contra raiva continua no sábado com 12 pontos de vacinação em Piracicaba


Segundo a Saúde, já foram imunizados 36,5% de animais da meta da prefeitura. Veja a lista com os locais de imunização. A campanha municipal de vacinação antirrábica na zona urbana continua neste sábado (13) em 12 locais de Piracicaba (SP). Segundo a Secretaria de Saúde, já foram vacinados 10.573 animais na cidade, o que representa 36,5% da meta estipulada pela prefeitura. (Veja abaixo os pontos onde ocorre a campanha).
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba, foram vacinados 8.982 cães e 1.591 gatos nas quatro semanas de campanha, que tem mutirões aos sábados até o dia 10 de novembro.
Neste período, nove equipes compostas por vacinadores capacitados trabalham nos pontos em que há vacinação. Segundo a prefeitura, todo material utilizado é descartável e as vacinas são individuais.
Pontos de vacinação contra raiva em Piracicaba
Vacinação
Cães e gatos devem ser imunizados contra a doença na cidade. Animais a partir de três meses de idade já podem receber a vacina. Já os doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário.
No dia da vacinação, os cães devem ser conduzidos aos postos por adultos e presos com guias adequadas. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos, iguais aos usados para embalar cebolas. Os procedimentos buscam evitar possíveis fugas e acidentes, de acordo com o CCZ.
As gestantes e com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receberem a vacina. Nesses casos, segundo a Secretaria de Saúde, os animais podem ser encaminhados posteriormente ao Centro de Controle de Zoonoses – de segunda a sábado, das 8h às 16h –, que funciona como ponto fixo de vacinação durante o ano todo.
Morcegos hematófagos podem transmitir a raiva para animais na zona urbana
Adapec/Divulgação
Casos de raiva em morcegos
No início de setembro, a Secretaria de Saúde de Piracicaba confirmou sete casos de raiva em morcegos em 2018. Os animais foram capturados em sete bairros diferentes, nas regiões Norte, Centro, Sul e Oeste da cidade.
Segundo a prefeitura, 190 animais foram recolhidos no município e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo para análise neste ano. O número quase alcança o total de ocorrências em todo ano passado, quando foram registrados oito casos.
Os casos foram confirmados no Jardim Europa, na Vila Rezende, Javary, Caxambu, Castelinho, Centro e Jardim Monumento. “Do total, um dos morcegos era frugívoro, que se alimenta de frutos, e outros sete, insetívoros”, afirmou a Prefeitura em nota oficial.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Leia a notícia completa em G1 Campanha de imunização contra raiva continua no sábado com 12 pontos de vacinação em Piracicaba

O que você pensa sobre isso?