Biblioteca Parque do Centro é reaberta com expectativa de programação até dezembro

RIO – A Biblioteca Parque Estadual do Centro do Rio, fechada desde 2016 e com um acervo de 200 mil livros, foi reaberta nesta quinta-feira. O secretário estadual de Cultura, Leandro Monteiro, prometeu tentar estender até dezembro deste ano a “LER – Salão Carioca do Livro”, evento escolhido para reabrir o local. A comemoração também contou com a participação da primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim, e marcou ainda a revitalização da unidade.

LEIA MAIS: Biblioteca Parque de Manguinhos ganhou o nome de Marielle

Biblioteca Parque do Centro reabre com evento literário

Conheça a Biblioteca Parque Estadual

Biblioteca Parque da Rocinha é reaberta

— A minha ideia é não deixar a LER ir embora. Nós vamos negociar isso hoje e amanhã para tentar mantê-la até o dia 31 de de dezembro. A ideia é conseguir um patrocinador para bancarmos esse evento até dezembro — deixou claro o secretário, que reafirmou a importância do contato entre a população e os escritores e artistas.

A Biblioteca Parque do Centro conta com diversos ambientes, entre auditórios, saguões e palcos abertos à visitação. Na inauguração, alunos da rede pública de todas as idades exploravam as novas instalações e acompanhavam ou participavam de apresentações. O espaço, às margens da Avenida Presidente Vargas, próximo à Central do Brasil, tem horário de funcionamento das 8h às 18h.

— A gente sabe que a transformação do ser humano vem através da cultura — afirmou a primeira-dama do Estado após anunciar, ao lado do secretário e dos deputados estaduais André Lazaroni e Zaqueu Teixeira, a volta do espaço. — Hoje é um dia de alegria, felicidade e esperança de dias e pessoas melhores — completou Maria Lucia Horta.

76811862_RI - Reinauguração da Biblioteca Parque Estadual do Centro.jpg

Caso não haja prorrogação, a LER segue apenas até o próximo domingo. Após o fim da programação, a biblioteca será fechada temporariamente para a desmontagem das estruturas, que levará quatro dias. A previsão é de reabertura já no dia 28, com funcionários do estado trabalhando no local.

VEJA TAMBÉM: ‘Os pais devem ler para as crianças desde a gestação’, diz psicóloga

Entre os planos da secretaria estão um restaurante e a ampliação do horário de funcionamento até as 22h. Essa última medida, no entanto, depende da chegada de uma empresa terceirizada que cuidará do espaço — daqui a 15 ou 20 dias.

— A ideia é trazer as empresas que pagam ICMS para investir aqui através da Lei de Incentivo à Cultura — disse o secretário.

BIBLIOTECA DO ALEMÃO PODE TER NOVO ESPAÇO

Além da biblioteca do Centro , a de Manguinhos e da Rocinha também foram outras reabertas nos últimos meses. Agora, o próximo alvo do governo estadual é reabrir a Biblioteca Parque do Complexo do Alemão. A iniciativa tem sido dificultada pelo não funcionamento do teleférico da comunidade. Para contornar o problema, o secretário revelou negociações para a transferência do acervo para um espaço pertencente à Secretária de Ciência e Tecnologia, em uma área mais baixa.

DOAÇÕES DE LIVROS

Durante o Salão Carioca do Livro, a plataforma Estante Virtual vai estar arrecadando livros que serão doados para o Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio. Além de facilitar o recebimento dos exemplares doados para as instituições cadastradas, a Estante Virtual entregará também livros adquiridos junto à sua rede de 2.600 sebos e pequenas livrarias de todo o Brasil.

— Estamos muito felizes pelo convite, pela participação na LER 2018 e por podermos contribuir nesse importante momento de revitalização do sistema de bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro — revela a gerente de Marketing da Estante, Erica Cardoso.

* estagiário sob supervisão de Carla Rocha


Leia a notícia completa em O Globo Biblioteca Parque do Centro é reaberta com expectativa de programação até dezembro

O que você pensa sobre isso?