Alunos do Bolshoi em Joinville fazem torcida pela Rússia na Copa do Mundo

Eles vivem a cultura do país-sede do Mundial deste ano. Escola está com seis russos na cidade catarinense. Alunos do Bolshoi celebram vitória da Rússia em estreia na Copa do Mundo
Na tarde desta quinta-feira (14), em Joinville, no Norte catarinense, os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se reuniram para vibrar pela Rússia. Eles convivem diariamente com a tradição do balé clássico russo, aprendem a técnica, a disciplina e se aproximam da cultura de um dos países que mais valorizam a dança no mundo.
“É muito importante ver essa ligação que a gente tem com eles que estão lá do outro lado do oceano. Isso é muito legal. A gente torce também”, afirmou a aluna Camila Maio.
Para entrar no clima da partida, eles pintaram o rosto com as cores da bandeira da Rússia. A escola de Joinville está com seis russos na cidade. O professor Dmitry Afanasief está em Joinville há 12 anos.
“Tô muito feliz que a copa está na Rússia. O país cresceu, tem muito turista, muitas pessoas que querem conhecer a Rússia. Tô feliz!”, declarou Dmitry.
Alunos do Bolshoi vivem a cultura russa através do balé
reprodução NSC TV
A escola também tem alunos formados no Brasil que agora dançam na Rússia. Além disso, sempre tem alguém indo para lá. “O coração está dividido porque a gente está indo trabalhar na Rússia! Estamos muito felizes”, disse a bailarina Luana Gondim.
Apesar de gostarem de futebol, os russos de Joinville não têm dúvida se tiverem que escolher. “Se falar sobre balé clássico, balé clássico!”, disse Dmitry.
Alunos pintaram rosto com as cores da Rússia
reprodução NSC TV
Os alunos do Bolshoi vibraram com a Copa e fizeram festa a cada gol do time russo contra a Arábia Saudita: o placar foi de 5 a 0.
Ainda não se sabe como essa torcida vai se comportar se nas próximas fases a Rússia chegar a enfrentar o Brasil. Mas para quem vive as duas culturas, independentemente do resultado no placar, a vitória é garantida. “Eu sou brasileiro, mas minha alma é russa”, disse o aluno Rafael Oliveira.
Veja mais notícias do estado em G1 SC
Leia a notícia completa em G1 Alunos do Bolshoi em Joinville fazem torcida pela Rússia na Copa do Mundo

O que você pensa sobre isso?