Vulcão do Havaí lança cinzas a 9 km de altura e eleva alerta para explosões

vulcao.jpgHONOLULU — O vulcão Kilauea, no Havaí, lançou cinzas a mais de nove quilômetros de altura. Os cientistas advertem que o fenômeno pode ser a primeira de uma série de violentas explosões na cratera.

— Isto aliviou a pressão de maneira temporária. Podemos ter eventos adicionais maiores e poderosos — destacou à imprensa a geóloga Michelle Coombs, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), em Hilo.

Os moradores da Grande Ilha receberam o conselho de se refugiar da queda das cinzas, em razão dos níveis de gases tóxicos expelidos nas explosões. A lava brotou de fissuras no terreno da localidade e destruiu ao menos 37 casas e várias estradas desde a erupção, há duas semanas. Duas mil pessoas foram evacuadas de suas residências, segundo funcionários locais.

O vento pode levar a coluna de cinzas de Kilauea até Hilo, a maior cidade da Grande Ilha e importante centro turístico. A Defesa Civil do condado emitiu um alerta e ordenou que os residentes se protejam da queda das cinzas.

76820330_A geologist inspects cracks on a road in Leilani Estates following eruption of Kilauea volc.jpg

Geólogos informaram a probabilidade de a forte explosão ser a primeira de uma série originadas pelo vapor, que foram vistas pela última vez em 1924.

A intensificação de gás tóxico dióxico de enxofre forçou o fechamento de colégios nos arredores de Pahoa, a 40 quilômetros ao leste do vulcão. Soldados da Guarda Nacional usam máscaras em um cruzamento próximo. Geólogos e funcionários do USGS foram retirados do cume do Kilauea pouco antes da explosão e uma câmera mostrou a coluna de cinzas e pedaços de magma sobre as encostas da cratera.


Leia a notícia completa em O Globo Vulcão do Havaí lança cinzas a 9 km de altura e eleva alerta para explosões

O que você pensa sobre isso?