Venezuela é uma ameaça à segurança e estabilidade da região, dizem EUA


WASHINGTON – A Venezuela representa uma clara ameaça à estabilidade regional e seu colapso econômico pode arrastar importantes aliados dos Estados Unidos, como Brasil, Argentina e Colômbia, disse Marshall Billingslea, secretário assistente sobre financiamento ao terrorismo do Departamento do Tesouro americano, nesta terça-feira. Ele acusou ainda o governo de Nicolás Maduro de contaminar suprimentos de água do país em áreas de mineração.

— A Venezuela representa uma clara ameaça à estabilidade e segurança regionais com a horrível crise humanitária que se desdobra diante dos nossos olhos — disse Marshall Billingslea, no American Enterprise Institute, em Washington. — Esta é uma questão hemisférica, e a implosão do regime é um desafio direto para nós.

Venezuela_3010A economia venezuelana, dependente do petróleo, está em queda livre desde 2014, quando os preços do produto caíram. Essa queda, combinada à má gestão econômica, provocou uma falta de divisas que derrubou as importações de alimentos e outros produtos básicos. O Fundo Monetário Internacional estimou que a inflação no país neste ano chegará a 1.000.000%, enquanto o PIB cairá 15%.

A situação levou milhares de 1,6 milhão de venezuelanos a emigrarem desde 2015, rumo a países como Brasil, Colômbia, Peru, Equador e Chile, criando um desafio para nações da região.

Billingslea chamou ainda o governo de Maduro de um dos maiores grupos criminosos do Hemisfério Ocidental, acusando-o de envolvimento em lavagem de dinheiro, corrupção, fraude e esquema ilegal de mineração, com prejuízos ainda para o meio ambiente. Mercúrio e outras substâncias usadas na extração do ouro estariam contaminando os reservatórios de água. O ouro seguiria para a Turquia, de acordo com o secretário assistente.

Washington tenta pressionar Maduro, seus parentes e altos membros do Partido Socialista Unido da Venezuela através de sanções econômicas, mas o governo venezuelano não mostra disposição para entregar o poder ou negociar uma transição.

Billingslea disse que os Estados Unidos estão colaborando com países como México, Colômbia, Panamá, Argentina e Espanha para bloquear ativos roubados da Venezuela.


Leia a notícia completa em O Globo Venezuela é uma ameaça à segurança e estabilidade da região, dizem EUA

O que você pensa sobre isso?