UniSALESIANO quer ouvir e dar voz aos jovens universitários


Público é o grande protagonista da Jornada da Juventude 2018. Abertura da Jornada da Juventude foi realizada no campus do UniSALESIANO
UniSALESIANO/Divulgação
Ei, você, jovem! Qual seu sonho, o que almeja para o futuro, como se vê daqui quatro anos? É com essas perguntas que o UniSALESIANO coloca a juventude como protagonista de um evento grandioso. A largada oficial da Jornada da Juventude aconteceu no dia 13 de setembro e se estenderá na instituição superior de ensino de Araçatuba até o final do ano acadêmico.
Com o tema “Jovens: Vida e Esperanças”, a Jornada tem por objetivo saber da juventude como anda sua vida pessoal, acadêmica e familiar. E, após levantamento de dados e discussões, colocar em prática o que de melhor foi construído nesse período.
A solenidade de abertura do evento foi realizada no campus do UniSALESIANO, com a presença de mais de 500 pessoas, dentre elas, membros da Reitoria, autoridades, alunos, professores, coordenadores e o Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzwy.
Solenidade de abertura do evento contou com a presença de mais de 500 pessoas
UniSALESIANO/Divulgação
Os convidados foram recebidos pelo Coral do UniSALESIANO, regido pelo professor Cleverson Arenhart, e que realizou sua apresentação oficial na Jornada.
Apresentação do Coral do UniSALESIANO, regido pelo professor Cleverson Arenhart
UniSALESIANO/Divulgação
Em seguida, o Reitor da universidade, Pe. Luigi Favero, fez uso da palavra para explicar que a jornada significa uma caminhada até o final do ano acadêmico, com promoção de atividades voltadas à juventude. “Queremos saber como é a vida dos jovens, quais seus sonhos. Nesse Jornada, os jovens são os grandes protagonistas”, ressaltou.
Reitor da universidade, Pe. Luigi Favero, explicou que a jornada significa uma caminhada até o final do ano acadêmico
UniSALESIANO/Divulgação
O lançamento da Jornada da Juventude teve a participação especial do Bispo Dom Sérgio, que abençoou o evento e suas ações, com a Oração do Peregrino. “O jovem é como aquele que peregrina, que caminha e vai fazendo a estrada na medida em que realiza seus passos”, frisou.
Após a oração do Bispo, uma das coordenadoras da Jornada, a professora Juliana Mitidiero, que é também coordenadora do curso de Educação Física, mostrou ao público o cronograma de ações, que é composto de debates, mesas redondas, artes e cultura, sempre valorizando o protagonismo juvenil.
“Nossas Semanas Acadêmicas são voltadas ao tema da jornada, assim como o trabalho Construtores da Paz, a Vigília Mariana, Quizz Interativo, participação das famílias dos universitários, entre outros”, disse.
Professora Juliana Mitidiero mostrou ao público o cronograma de ações
UniSALESIANO/Divulgação
Expectativas
Por sua vez, o palestrante da noite, Diretor do Instituto São Vicente de Campo Grande (MS), Pe. Ademir Lima de Oliveira, explanou sobre o tema da jornada de forma reflexiva. Ele disse ter tido acesso a uma pesquisa que foi feita pela comissão do evento junto aos universitários e que, dela, pode ver a perceber os anseios, perspectivas e expectativas da juventude.
O palestrante lançou aos presentes a pergunta: “Qual a maior disputa na vida humana hoje?”. Segundo ele, cada um tem uma resposta, como a disputa pelo dinheiro, pelo trabalho, pelas relações humanas. “Só que, em todas elas, deve haver a visão de ética, senão, serão muito dolorosas”, frisou.
Pe. Ademir Lima de Oliveira explanou sobre o tema da jornada de forma reflexiva em sua palestra
UniSALESIANO/Divulgação
O evento contou ainda com uma mesa de debates formada por alunos do UniSALESIANO, que teve como tema o “Protagonismo Juvenil”, e mediadora, a professora Lilian Pacchioni. “Como conciliar, hoje, a vida acadêmica, a pessoal, as responsabilidades, os amigos?”, questionou ela, aos membros da mesa.
A aluna do 1º termo do curso de Biomedicina, Maria Helena Romero, respondeu que tudo é questão de organização e administração do tempo. “É focar naquilo que acreditamos e que queremos para nossa vida. E tudo tem que ser feito com amor e carinho”, disse.
Por fim, o reitor apresentou o vídeo “Que sociedade o jovem quer construir”, composto de declarações de alunos da universidade.
Evento contou ainda com uma mesa de debates formada por alunos do UniSALESIANO
UniSALESIANO/Divulgação
Vestibular UniSALESIANO
O Vestibular 2019 do UniSALESIANO, campus Araçatuba, está com inscrições abertas. As provas serão realizadas nos dias 26 ou 27 de outubro, ficando a data à critério do participante. Veja o vídeo abaixo e acesse www.unisalesiano.com.br.
Vestibular 2019 do UniSALESIANO está com inscrições abertas
Leia a notícia completa em G1 UniSALESIANO quer ouvir e dar voz aos jovens universitários

O que você pensa sobre isso?