São Roque se destaca na produção de louro


Município, que tem clima favorável ao cultivo, é o maior produtor do Estado. São Roque se destaca na produção de louro
Reprodução/TV TEM
Muita gente só está acostumada a ver o louro indo direto para a panela de feijão. Mas essa é uma planta muito encontrada também na Zona Rural de São Roque (SP). O município é o quarto do País que mais produz a especiaria.
Ao todo, 13 toneladas são colhidas por ano, o que representa mais de 57% da produção de todo o Estado. O presidente do Sindicado Rural de São Roque, Paulo Sabbatini, explica que o louro se adaptou bem à região devido ao clima e à altitude.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 23/09/2018)
São Roque se destaca na produção de louro
Agostinho Vecchiotti cultivava uvas, mas há oito anos começou a produzir louro. Ele não vende a folha em grande escala, investindo apenas nas mudas. Este ano, cerca de 13 mil já foram entregues aos clientes, o que significa 50% a mais que em 2017.
O produtor diz que a procura aumentou bastante e que está faltando muda para abastecer o mercado. Os planos para o próximo ano incluem o aumento da produção para 20 mil.
No sítio de Carlos de Sá, o louro é colhido duas vezes por ano. Ele tem 10 mil plantas e conta que o cultivo é simples. Um dos principais cuidados exigidos é controlar insetos e fungos.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes Sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Leia a notícia completa em G1 São Roque se destaca na produção de louro

O que você pensa sobre isso?