Saiba como economizar na compra do presente do dia das mães

x73973753_riorio-de-janeiro-rj24-12-2017compras-de-natalshopping-tijuca.-foto-barbara-lop.jpg.pagespeed.ic.r8c3vPIV6r.jpgRIO – O dia das mães está chegando com a expectativa de aumento de 4,3% nas vendas este ano, mas os consumidores devem observar algumas dicas para economizar na compra do presente. As principais orientações de economistas são: não deixar a compra para a última hora e não sair de casa sem saber quanto pretende gastar. Para o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, o planejamento é fundamental para não comprometer o orçamento:

– É preciso colocar uma margem de valor mínimo e máximo, e que ainda assim permita dar um presente interessante. Para chegar ao valor ideal, revise as suas contas e assim vai ter mais claro quais são as suas possibilidades financeiras – afirma Ricardo Teixeira.

O professor da FGV ressalta ainda que pesquisar com antecedência é a melhor maneira de comparar preços e benefícios, além de evitar aquele sentimento de que uma data especial significa o fim do seu dinheiro. Ricardo Teixeira assegura que pedir um desconto nas compras à vista também é uma boa opção para economizar.

– Em tempos de crise, sempre vale negociar um desconto. Caso você não tenha como pagar o valor total e escolher parcelar a compra no cartão de crédito, evite parcelas com juros. Se vier a parcelar, porém, lembre-se que você corre o risco de ter o salário comprometido quando a próxima comemoração chegar. Compre à vista; se não for possível, divida no número mínimo de parcelas possível dentro do seu orçamento – propõe o especialista em gestão financeira.

Ricardo Teixeira alerta também para o consumidor não ser atraído por falsas promoções. Ele recomenda que, se comprar em lojas físicas parecer inviável, um presente pela internet pode ser a opção mais barata.

Confira dicas da Proteste (Associação dos Consumidores):

Ir direto ao que deseja comprar: Saber o que vai comprar antes de sair de casa facilita a vida de quem vai presentear e ajuda a economizar. Uma das dicas para acertar no presente é estar atento ao perfil da mãe e, se possível, apurar se ela deseja algo específico que pode evitar uma futura troca ou tempo perdido voltando a uma determinada loja.

Antecipar presentes: Pesquisar em várias lojas e verificar nos sites e é a melhor forma de driblar os preços altos. Sondar três estabelecimentos diferentes já permite avaliar qual o melhor lugar para fazer a compra. Tendo em vista a proximidade da data, caso a compra seja online é preciso certificar-se quanto à data de entrega do presente.

Golpes por e-mail: Um golpe muito comum é o envio de e-mails com promoções que encantam o consumidor. Basta um clique para que os vírus sejam instalados no computador, deixando vulneráveis os dados pessoais e bancários. Compre apenas em sites de lojas conhecidas, que tenham o selo de segurança visível em formato de cadeado na tela do computador, e vale a pena checar qual é o endereço eletrônico, para saber se ele condiz com o nome da loja. Uma outra forma de garantir uma boa compra, é verificar se a barra de endereço do navegador apresenta “https”, que significa ‘navegação segura’.

Compras online: Na hora de fazer compras online, é preciso verificar a reputação da loja em outros sites e rankings. É importante observar se há informações do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, com todos os dados disponíveis.

Vale-presente: Caso o consumidor permaneça na dúvida do que comprar, um vale-presente é indicado. Assim, fica mais fácil conciliar o preço e presente certo, para não errar na hora de agradar.

Garantia de troca: Ainda que os consumidores se dediquem a presentear as mães, as escolhas são passíveis de erro. Por isso, garantir que o produto possa ter trocado é indispensável.

Atenção aos prazos: Em compras realizadas pela internet, existe o direito ao arrependimento. É garantido ao consumidoro cancelamento e a devolução do valor gasto dentro do prazo de sete dias, independente da existência de defeitos.


Leia a notícia completa em O Globo Saiba como economizar na compra do presente do dia das mães

O que você pensa sobre isso?