Projeto oferece capacitação em 'Ecomoda' para comunidade, em Florianópolis


Desde 2013 o Instituto Trama Ética também oportuniza aprendizado para reeducandas. Aluna Angelita Martins com a professora Isabel Possidônio
Carina Zagonel/Divulgação
A designer de moda, Neide Schulte, conta que o Instituto Trama Ética nasceu em 2013 com o propósito de ampliar as ações do programa de extensão ecomoda Udesc, criado por ela em 2005, em Florianópolis.
“O Ecomoda Udesc surgiu a partir de um projeto coordenado por mim em 2004 para a realização de dois desfiles de moda no 36º Congresso Mundial de Vegetarianismo realizado aqui em Florianópolis, e desde então seguimos desenvolvendo projetos com a comunidade”, conta.
Neide lembra que os recursos financeiros destinados ao programa de extensão se tornaram insuficientes para atender toda a demanda da comunidade pelas atividades do Ecomoda e resolveram criar a ONG.
“Neste mesmo ano [2013], começamos também as atividades de Ecomoda no Presídio Feminino de Florianópolis, e para não deixar de atender as demandas, que cresciam a cada ano, criei a ONG”, conta.
O projeto tem o objetivo de contribuir para a redução do impacto da indústria da moda e ao mesmo tempo gerar oportunidades de trabalho e renda para pessoas que não têm a oportunidade de acessar um curso superior de moda.
“O programa enfatiza o reuso, o reaproveitamento de roupas para upcycle (reutilização criativa) e customização. Para isso usamos técnicas manuais como bordado, crochê e tingimentos. Também são aplicadas rendas de bilro em roupas feitas com algodão orgânico e reciclado, o que valoriza ainda mais a cultura local”, explica Neide.
Quem participa
O projeto atende mulheres que estão em busca de uma renda familiar, que querem participar da economia solidária e também mulheres aposentadas que se sentem sozinhas, em depressão e com outras doenças.
“Toda vez que a gente consegue ajudar uma comunidade e receber o agradecimento delas é incrível. É tão bacana ver mulheres que participaram dos cursos vendendo seus produtos no Mercado Público e voltando para participar das atividades”, destaca.
Os cursos são dados por professores especializados em técnicas artesanais e também formados em moda.
Trabalho realizado com as reeducandas do Presídio Feminino de Florianópolis
Jonatan dos Santos/Divulgação
Ressocialização
O projeto “Ecomoda: artesanato, cultura e novas economias” realiza oficinas no Presídio Feminino de Florianópolis, o que oportuniza aprendizado para as reeducandas retornarem ao convívio em sociedade.
“Atualmente cada curso atende 10 reeducandas, pois o espaço físico no presídio é pequeno, mas existe um projeto para a ampliar o número de vagas”, explica.
São ensinadas técnicas artesanais para produção de produtos de ecomoda e as novas economias: circular, criativa e solidária. De acordo com Neide, todas as peças produzidas durante os cursos são expostas em eventos laborais e culturais.
Desde o começo mais de 100 reeducandas foram capacitadas. As atividades já foram realizadas atividades no Presídio Regional de Tijucas e em breve devem ser realizadas também no Presídio Masculino da Capital.
“O que está sendo realizado aqui pode ser replicado em outras unidades prisionais do estado”, diz.
Agregar para seguir
A responsável pelo Instituto diz que já contaram com apoio financeiro de entidades e institutos da capital, mas como está cada vez mais difícil conseguir recursos para se manter decidiram firmar uma parceria maior com a GIOS – Grupo Integrado Obras Sociais, ONG parceira do Instituto desde o começo.
“Sou tesoureira voluntária do GIOS há quatro anos e vamos trabalhar ainda mais em conjunto e também utilizar os espaços físicos para cursos. A gente resolveu se agregar ao GIOS como um departamento. A Trama Ética agora vai ser um departamento do GIOS, porque aí nós não temos mais todos os custos de manutenção que é o que está sendo muito difícil de manter”, completa.
Uma sala está sendo construída na sede do ONG para a realização de cursos gratuitos de Ecomoda promovidos pela Trama.
Serviço
Instituto Trama Ética – Florianópolis/SC
Início das atividades: 2013
Rede Social: clique aqui
Email: tramaeticainstituto@gmail.com
Telefone: (48) 99941-3969
Veja mais notícias do estado no G1 SC.
Leia a notícia completa em G1 Projeto oferece capacitação em ‘Ecomoda’ para comunidade, em Florianópolis

O que você pensa sobre isso?