Professor que viralizou nas redes ao dar aulas de graça em Botafogo leva projeto ao Flamengo


RIO — Foi na Praça Compositor Mauro Duarte, em Botafogo, que o engenheiro Silvério Morón plantou as sementes de um trabalho que vem mudando a vida de crianças e adultos em busca de aulas de reforço. E que, sem querer, viralizou nas redes sociais. Oito meses depois, o homem que começou acompanhado somente de uma placa com os dizeres “Tiro dúvidas de matemática e física (grátis)” tem 170 alunos e 23 voluntários. As aulas, que antes eram apenas de matemática e física, agora englobam todas as disciplinas dos níveis fundamental e médio, incluindo idiomas, e até alfabetização. Com esse legado, Morón decidiu que era o momento de desbravar novas praças. O endereço escolhido foi a Praia do Flamengo, na altura do número 200. No espaço com 14 mesas ele tem ficado desde o último domingo, diariamente, das 8h às 10h. Depois segue para a Mauro Duarte, das 11h às 14h.

Silvério Morón— É um local perfeito e com um visual que motiva qualquer um. Nesse período já apareceram alguns alunos e voluntários. Qualquer pessoa que tenha conhecimento e possa compartilhá-lo com quem precisa será bem-vinda. Acho que ensinar é uma magia — conta ele, que sonha com mais um endereço para levar suas aulas solidárias. — A Praça São Salvador é uma possibilidade. Ela tem uma localização ótima.

O espírito solidário parece mesmo ter contagiado quem conhece o trabalho de Morón. Uma dentista já marcou uma ação para retirada de cáries no dia 24 em crianças e jovens de 6 a 16 anos. Outra pessoa se prontificou a alfabetizar quem não sabe ler e escrever. E assim, esse carioca de 64 anos segue contagiando as pessoas com sua atitude solidária.

— Sou um apaixonado pela minha cidade e pelo meu semelhante. Vim para a rua quando percebi o baixo nível de educação. Não podia ficar de braços cruzados — diz.

O segurança Heraldo Freitas, de 35 anos, está terminando o nível médio e sonha em cursar a faculdade de Ciência da Computação. Com Morón, ele vem tendo reforços em matemática.

— Neste domingo farei a segunda fase do Enem, que será na área de Exatas. Estou confiante com o apoio do Morón — comenta.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)


Leia a notícia completa em O Globo Professor que viralizou nas redes ao dar aulas de graça em Botafogo leva projeto ao Flamengo

O que você pensa sobre isso?