Procon-RJ fará mutirão para negociar dívida de quem quer comprar na Black Friday


De olho no interesse dos consumidores pela Black Friday — queima de estoque que vai acontecer em lojas físiicas e virtuais no dia 23 de novembro —, o Procon Estadual vai promover um mutirão de negociação de dívidas com os bancos Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal, com descontos de até 70% em juros e mora. A campanha vai começar em 1º de novembro. A ideia é que os consumidores possam limpar o nome para voltar a ter crédito na praça.

Cada instituição financeira participante do mutirão “Limpa Nome” terá alguns dias de negociação direta com o público. O percentual a ser concedido de desconto para dívidas com mais de 60 dias de atraso vai depender da análise de cada caso.

egundo os bancos participantes, será possível renegociar débitos relacionados a cheque especial, cartão de crédito e empréstimo pessoal, com exceção de financiamentos de veículos e casa própria. Durante o mutirão, o devedor também poderá consultar sua situação no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). mutirão

Os interessados no mutirão deverão comparecer de 1º a 13 de novembro à sede do Procon Estadual, que fica na Avenida Rio Branco 25, 5º andar, das 9h às 15h. Serão emitidas senha de acordo com a ordem de chegada. Os consumidores, no entanto, deverão estar atentos aos dias de negociação com cada banco.

Confira o calendário

De 1° a 5 de novembro – atendimento a clientes do Bradesco

Dias 6 e 7 de novembro – negociações com o Santander

Dias 8 e 9 de novembro – atendimento a clientes do Itaú

Dias 12 e 13 de novembro – negociações com a Caixa Econômica Federal

O que levar

O consumidor deverá apresentar um documento de identidade original com foto, o CPF e todos os documentos necessários à negociação: extrato bancário, fatura de cartão de crédito, carta de cobrança, contratos de empréstimos etc.

Quem tiver dificuldade de locomoção poderá nomear um representante legal para a negociação. Esta pessoa deverá levar uma procuração simples assinada pelo titular da dívida, além de cópia da identidade e do CPF do devedor.

O modelo de procuração pode ser consultado no site do Procon Estadual.


Leia a notícia completa em O Globo Procon-RJ fará mutirão para negociar dívida de quem quer comprar na Black Friday

O que você pensa sobre isso?