Prefeito de Juiz de Fora sanciona lei que determina que ruas do Bairro Salvaterra tenham nomes de estrelas


Vereador responsável pelo projeto de lei diz que a ideia foi inovar. Cidade tem o maior planetário de Minas Gerais. Arte apresenta visão aérea de onde estão localidazas as ruas em Juiz de Fora
Estrela Alta/Divulgação
As ruas do Loteamento Estrela Alta, no Bairro Salvaterra, em Juiz de Fora, terão os nomes de estrelas do Sistema Solar. A lei que determina os nomes dos logradouros foi sancionada nesta quarta-feira (26) pelo prefeito Antônio Almas (PSDB).
O projeto é de autoria do vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho (PTC) e determina que as ruas, que atualmente são identificadas por numeração, passem a ser identificadas com os seguintes nomes:
Alameda do Sol
Bellatrix
Ursa Maior
Centaurus
Orion
Maia
Estela
Electra
Mira
Polaris
Antares
Lyra
Fênix
Hydra
Virgo
Musca
Octans
Carina
Pegasus
De acordo com a publicação realizada no Atos do Governo, abaixo do nome de cada uma das ruas deverá constar a sucinta identificação “Estrela”, conforme determinado na Lei nº 9.504, de 1999. A lei foi publicada e já está em vigor.
O vereador conversou com o G1 e declarou que os nomes das ruas não foram criados por ele e, sim, por um dos responsáveis pela construção do loteamento. Ele disse que a ideia foi inovar, levando nomes que não sejam comuns como quando ocorre com homenagens a personalidades e pessoas que fizeram história na comunidade.
Maior planetário de MG fica em Juiz de Fora
Em março deste ano, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inagurou no Centro de Ciências da instituição o maior Planetário de Minas Gerais. O espaço é dedicado à Astronomia e conta com um aparelho que tem a capacidade de projetar, do norte ao sul, aproximadamente sete mil estrelas.
Equipe apresenta Planetário aos servidores da UFJF
Alexandre Dornelas/UFJF
O Planetário tem projetores que capacitam a visão de planetas, do Sol, da Lua e demais objetos do sistema solar, podendo demonstrar a órbita de satélites, detalhes de superfícies e movimento de estrelas. O espaço funciona como atração para visitantes e também é usado de forma didática para estudantes.
Ruas com nomes poéticos
As ruas com nomes de estrelas não são as primeiras com denominações curiosas em Juiz de Fora. O Bairro Estrela Sul, por exemplo, teve os logradouros batizados com base em inspirações póeticas. O MGTV apresentou em 2001 uma reportagem especial sobre o caso e, em setembro do ano passado, a matéria foi exibida no quadro Memória.
‘Memória MGTV’ mostra inspiração poética para nomes de ruas em Juiz de Fora
Ruas com nomes de cometas e planetas
Outro local que tem nomes de ruas que remetem ao Sistema Solar é a cidade de Quinta do Sol, no Paraná. Uma reportagem exibida no Paraná TV, da RPC, afiliada da TV Globo no estado, mostrou curiosidades envolvendo o nome das ruas da cidade.
Moradores de Quinta do Sol contam como é morar em uma cidade que homenageia o universo
Leia a notícia completa em G1 Prefeito de Juiz de Fora sanciona lei que determina que ruas do Bairro Salvaterra tenham nomes de estrelas

O que você pensa sobre isso?