PF vê indícios de irregularidade no mercado financeiro em áudios de Wesley Batista

SÃO PAULO – A Polícia Federal obteve áudios do empresário Wesley Batista, sócio da JBS, discutindo operações financeiras de compra de dólar com o diretor de controle de risco da empresa, Rafael Harada. A conversa, gravada em abril deste ano, é vista pelos investigadores como um indício de que Wesley e Joesley Batista teriam utilizado informações privilegiadas para obtenção de lucros no mercado financeiro.

No diálogo, o empresário pergunta ao funcionário sobre os limites de crédito para operações de câmbio em NDFs (Non-deliverable Forward), que são contratos de moeda sem entrega física. Os áudios foram apreendidos pela PF no celular de Wesley após a Operação Lama Asfáltica, que ocorreu em maio, e divulgados na última quinta pela TV Globo.

— Rafa, os limites que nós temos nos bancos de NDF, se quisermos voltar a usar, é coisa que temos que aprovar ou é coisa que está pré aprovada nos bancos? Como é que funciona isso? Me dá uma posição sobre isso, e outra, se puder, me passa uma relação dos bancos e dos limites que nós temos para usar e fazer NDF?

No relatório, a PF destaca que os contratos em NDFs são feitos em operações de curto prazo. A pressa em realizar as operações foi vista pelos investigadores como indicativo de que os irmãos Batista pretendiam lucrar com a divulgação do conteúdo das delações.

Wesley foi preso preventivamente no último dia 13 por determinação da Justiça Federal de São Paulo. A acusação é que o empresário se beneficiou com a compra de dólares e com a venda de ações da JBS após o acordo de delação premiada. Joesley Batista, que já estava preso em Brasília por outra investigação, também teve a prisão preventiva decretada pelo mesmo caso. Ele foi transferido para a capital paulista na última semana e se encontra preso na mesma ala do irmão, na Superintendência da PF na capital paulista.

Na última quinta, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um pedido de liminar para revogar a prisão dos empresários.

Fonte: O Globo PF vê indícios de irregularidade no mercado financeiro em áudios de Wesley Batista

O que você pensa sobre isso?