Paciente recebe diagnóstico de meningite em Teresópolis, no RJ


Paciente deu entrada na UPA e está internado desde a última sexta-feira (21). Um paciente internado na UPA de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, teve o diagnóstico de meningite confirmado, segundo a Prtefeitura. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25).
Segundo a Prefeitura, exames realizados no paciente confirmaram a doença. O paciente deu entrada na sexta-feira (21) e, após avaliação, foi feita punção lombar para pesquisa da doença e medicação com antibiótico.
A Vigilância Epidemiológica acompanha o caso e uma equipe já esteve na casa do paciente e examinou pessoas próximas, que não apresentam sintomas.
A Secretaria Estadual de Saúde foi informada e orientou a manutenção do tratamento.
O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção – que pode ser viral, bacteriana ou provocada por fungos.
Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos. Em outros casos, pode ser fatal.
Devem ficar atentas as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:
Dores nas costas, nos músculos ou no pescoço
Calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor
Náusea ou vômito
Erupções avermelhadas ou manchas vermelhas na pele
Também é comum que a pessoa infectada tenha confusão mental, sensibilidade a barulhos altos, irritabilidade, respiração acelerada, sonolência ou taquicardia.
Entenda a meningite
Arte/G1/Arquivo
Leia a notícia completa em G1 Paciente recebe diagnóstico de meningite em Teresópolis, no RJ

O que você pensa sobre isso?