'O Bairro Ideal': lazer no Parque São Geraldo sofre com falta de manutenção


Região até conta com locais para a prática de atividades físicas, mas muitos sofrem com o abandono. Tema é um dos que integram a lista de problemas do projeto da TV TEM. Região do Parque São Geraldo conta com vários “campinhos”, mas a maioria deles tomados pelo lixo: perigo para a criançada
TV TEM/Reprodução
Viver em um bairro que tem diversas opções de lazer, como praças para a prática de esportes e espaço para campos de futebol, deveria ser motivo de orgulho para seus moradores. E o Parque São Geraldo, localizado na região norte de Bauru (SP), poderia ser esse lugar.
No entanto, a estrutura para tudo isso funcionar deixa a desejar, o que fez o tema “lazer” integrar a lista de problemas em votação no projeto “O Bairro Ideal”, da TV TEM.
Além do lazer, os outros temas que estão em votação nesta edição do projeto e que são tratados como prioritários pela população são o asfalto, a questão do lixo e a saúde.
“O Bairro Ideal”: Falta de opções de lazer é um dos problemas do Parque São Geraldo
Um dos exemplos deste descompasso entre a existência de uma estrutura de lazer e o seu funcionamento adequado está na Praça Getúlio Oliveira Barreto, local que até possui aparelhos de ginástica instalados, mas a maioria em péssimo estado de conservação.
Para compensar a falta de manutenção que deveria ser oferecida pelo poder público, moradores da região assumem o papel que deveria ser desempenhado por servidores da prefeitura.
A pedagoga Bruna Rino Peralta é um desses exemplos: entre um exercício e outro, a moradora usa seu spray de óleo lubrificante para tentar manter os aparelhos funcionando sem rangidos.
“Percebi que alguns aparelhos estavam meio emperrados e por isso sempre trago de casa um lubrificante para poder usar o equipamento. Alguns estavam quebrados, nem dava para saber para que serviam, e por isso acho que uma manutenção seria ótimo”, disse a pedagoga.
A pedagoga Bruna Rino Peralta, com seu spary de lubrificante, assume funções de manutenção que seriam do poder público
TV TEM/Reprodução
Já na Praça Orlando Lamônica, próxima à rotatória das avenidas Nações Unidas, Nações Norte e Moussa Tobias, o problema é um pouco mais grave.
O local é dotado de pista de skate, parquinho para crianças e até uma arquibancada, mas está tomado pela sujeira de todo tipo, como preservativos, cacos de garrafas de bebidas alcoólicas e até embalagens plásticas (pinos) para drogas.
Das praças para os campos de futebol, a situação de abandono e esquecimento se repete. Muitos dos terrenos usados por crianças estão tomados pelo mato e, pior, por muito lixo e entulho – o risco de acidentes é evidente.
Risco que se repete para crianças que, sem opções de “campinhos”, resolvem jogar bola nas ruas, em meio ao trânsito de carros e motos.
Até mesmo o campo de futebol que um dia já foi a “casa” do Esporte Clube São Geraldo, o time amador que representa o bairro há mais de 40 anos, está abandonado, com buracos e poças d’água em meio ao gramado.
“Esse campo poderia ser uma bela opção de lazer para o bairro, e até mesmo pro time do São Geraldo. Mas do jeito que está fica até perigoso alguém se machucar”, disse o vendedor Francisco Batista dos Santos.
Outro lado
Sobre a situação do campo de futebol, a prefeitura informou que vai fazer reforma completa, com substituição das traves, gramado, alambrados e instalação de iluminação. A reforma está sendo licitada, mas ainda sem prezo para começar.
A Praça Orlando Lamônica tem pista de skate e arquibancada, mas está tomada pelo lixo (no detalhe)
TV TEM/Reprodução
Sobre os equipamentos quebrados em praças, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) diz que vai enviar um técnico para vistoriar os aparelhos e ver quais podem ser recuperados e quais devem ser retirados por apresentarem riscos aos usuários.
Já sobre a Praça Orlando Lamônica, a Secretaria das Administrações Regionais (Sear) informou que vai realizar a limpeza e a capinação na próxima semana. Segundo a Sear, esses serviços são feitos em média a cada 40 dias.
Consultada, a Polícia Militar informou que são feitas rondas rotineiras na Praça Orlando Lamônica, mas que mesmo assim espera a ajuda da comunidade para fazer denúncias.
Confira mais notícias do projeto “O Bairro Ideal”.
Leia a notícia completa em G1 ‘O Bairro Ideal’: lazer no Parque São Geraldo sofre com falta de manutenção

O que você pensa sobre isso?