Nível do Cantareira opera com 34,4% de sua capacidade neste domingo


O sistema continua em estado de alerta, que é quando o nível é igual ou menor de 40%. ista da Represa do Rio Cachoeira, do Sistema Cantareira, em Piracaia (SP)
Renato César Pereira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Neste domingo (23), o nível do Sistema Cantareira registrou 34,4% da sua capacidade, segundo a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). Na sexta-feira (21), o nível registrado era de 34,6%. Desde 29 julho, reservatório está em estado de alerta porque o armazenamento fica abaixo de 40% da capacidade.
O nível do reservatório de Rio Grande foi o único que aumentou em relação à sexta-feira, quando registrava 78,0%. Neste domingo, ele opera com 78,3% de sua capacidade.
Veja os índices de armazenamento registrados:
Cantareira: 34,4%
Alto Tietê: 46,7%
Guarapiranga: 50,6%
Alto Cotia: 44,0%
Rio Grande: 78,3%
Rio Claro: 38,7%
Estado de alerta
Desde 29 julho, o reservatório está em estado de alerta, quando a capacidade de armazenamento fica abaixo de 40%. Nessas condições, a quantidade de água qufe a Sabesp pode retirar do manancial é reduzida de 31 mil litros por segundo para 27 mil litros por segundo.
O Cantareira chegou a atender 9 milhões de pessoas só na região metropolitana de São Paulo, mas abastece 7,4 milhões desde a crise hídrica que atingiu o estado em 2014 e 2015, quando os sistemas Guarapiranga e o Alto Tietê passaram a absorver parte dos clientes para aliviar a sobrecarga do Cantareira durante o período de estiagem.
Veja perguntas e respostas sobre o atual abastecimento de água em SP
Em 2013, período pré-crise, o sistema Cantareira operava com uma média 44,11% de sua capacidade. Em maio de 2014, período da crise hídrica, seu volume atingiu 29,6% de sua capacidade, e a Sabesp passou a operar bombeando água de seu volume morto.
Especialistas têm demonstrado preocupação com os níveis atuais do Sistema Cantareira, abaixo daquele momento anterior à crise. O reservatório perdeu, em média, 1,1 bilhão de litros de água por dia desde abril, início do período de seca.
Leia a notícia completa em G1 Nível do Cantareira opera com 34,4% de sua capacidade neste domingo

O que você pensa sobre isso?