MP emite recomendação para garantir fornecimento de combustível em Uberlândia; postos estão sendo abastecidos

Forças Armadas e da Polícia Militar (PM) podem ser utilizadas para cumprir recomendação. Pelo menos oito postos de combustíveis receberam gasolina, etanol e diesel; veja lista. Neste domingo (27), motoristas formaram fila em postos de combustíveis em Uberlândia
Reprodução/TV Integração
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal (MPF) expediram recomendação às empresas transportadoras e transportadores autônomos de derivados de petróleo para que, de imediato, façam o transporte e distribuição de combustíveis em Uberlândia.
Nesta segunda-feira (28), pelo menos oito postos de combustíveis foram abastecidos.
A recomendação acompanha medidas adotadas por autoridades na tentativa de minimizar os impactos da paralisação dos caminhoneiros, que completou oito dias nesta segunda-feira. O movimento começou no dia 21 de maio como forma de protestar contra o aumento no preço do diesel no país.
Acompanhe a paralisação dos caminhoneiros em tempo real
Recomendação
De acordo com a recomendação, os caminhões deverão ser levados para a respectiva guarda aos postos de comercialização, conforme nota fiscal emitida.
Em caso de descumprimento, foi solicitada a atuação das Forças Armadas e da Polícia Militar (PM) para requisitar os veículos de propriedade das empresas e dos transportadores autônomos, garantindo-se o abastecimento da população.
Em entrevista ao G1, o comandante da 9ª Região de Polícia Militar (RPM), Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, disse que vai atender a recomendação e que, na madrugada desta terça-feira (29), outros postos serão abastecidos. O comandante não informou ainda quantos e quais deles receberão os combustíveis.
“Já estamos montando uma operação que envolve todas as forças armadas, como Bombeiros, Exército e policiais civis e militares. Os caminhões que estão estacionados em transportadoras seguirão para as distribuidoras mediante escolta. Inicialmente, esses veículos serão dirigidos por motoristas, mas, se necessário, também por policiais. A expectativa é que amanhã [29] a situação referente a combustível nos postos seja bem mais estável”, explicou.
Conforme a recomendação do MPMG e MPF, os condutores do poder público que eventualmente forem responsáveis pela direção dos veículos ficam dispensados da licença especial para carregamento e descarregamento dos produtos derivados de petróleo.
A recomendação é assinada pelos promotores de Justiça Fernando Rodrigues Martins e Luiz Henrique Acquaro Borsari e pelos procuradores da República Cleber Eustáquio Neves e Leonardo Andrade Macedo.
Eles fazem parte do Gabinete Interinstitucional para Gerenciamento de Emergências, instalado no município de Uberlândia para análise de riscos (percepção, avaliação, gerenciamento) e manutenção da ordem pública e da segurança coletiva.
O gabinete é composto também por representantes da PM, Polícia Civil, Polícia Federal e Município de Uberlândia.
Outros postos estão sendo abastecidos nesta segunda (28)
Desde que a 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Uberlândia determinou acesso a combustível para abastecer caminhões, viaturas e ônibus do transporte urbano da cidade, posto de combustíveis estão sendo abastecidos.
Neste domingo (27), quatro postos venderam combustíveis e motoristas enfrentaram filas quilométricas para conseguir comprar o material. De acordo com Cláudio Vítor Rodrigues, pelo menos outros oito postos receberam combustível nesta segunda (28). Eles são:
Posto Makro Atacadista localizado na Praça Paris, Bairro Presidente Roosevelt
Posto Cajubá situada na Avenida Rondon Pacheco, nº 2.184
Posto Décio localizado na Avenida Aspirante Mega, nº 2.641, Bairro Jardim Patrícia
Posto Colibri situado no Anel Viário Ayrton Senna
Posto Prainha localizado na Avenida Vasconcelos Costa, nº 1.951
Posto localizado na Avenida Mississipi com Avenida José Fonseca e Silva
Posto Via Sul situado na Rua da Carioca, nº 2077, Bairro Morada da Colina
Initial plugin text
Leia a notícia completa em G1 MP emite recomendação para garantir fornecimento de combustível em Uberlândia; postos estão sendo abastecidos

O que você pensa sobre isso?