Moradores se impressionam com nuvem funil em Águas Lindas de Goiás


Segundo o Inmet, fenômeno é raro durante o outono. Movimento de ar giratório é formado por contraste térmico. Nuvem em formato de funil intriga moradores de Águas Lindas, no Entorno do DF
Um morador de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, registrou a passagem de uma nuvem funil, na quinta-feira (17). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este tipo de fenômeno é raro no outono devido à redução da umidade nesta época do ano.
A situação é similar à de um tornado, pois se trata de movimentos de ar giratórios. No entanto, quando não toca o chão, se trata de uma nuvem funil.
Chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, explica que houve o encontro de uma massa de ar úmida, vindo da Amazônia, que se juntou com a massa de ar seca da região.
“Devido à presença da nuvem tempestade, naquele local a pressão mais baixa, há a circulação de ar de um lado e outro e acaba ocasionando a situação rotatória, quando tem o contraste térmico tem a formação deste tipo de nuvem funil”, detalhou.
Moradores se impressionam com nuvem funil em Águas Lindas de Goiás
TV Anhanaguera/ Reprodução
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Leia a notícia completa em G1 Moradores se impressionam com nuvem funil em Águas Lindas de Goiás

O que você pensa sobre isso?