Marun diz que Congresso deve aprovar privatização da Eletrobrás neste semestre

INFOCHPDPICT000076524326NOVA YORK — O ministro da secretaria de governo, Carlos Marun, afirmou na manhã desta quarta-feira, em Nova York, que espera que o Congresso aprove, ainda neste semestre, o decreto que permite a privatização da Eletrobrás. O governo trata do projeto como a capitalização da Eletrobrás, que seria feita com recursos privados, ou seja, uma venda do controle estatal da empresa.

— Isso vai acontecer no primeiro semestre, o relator, o (José Carlos) Aleluia (DEM-BA) já apresentou um relatório muito positivo, e eu tenho absoluta convicção de que vamos aprovar a autorização legislativa para a capitalização da Eletrobrás ainda no primeiro semestre até porque isso é uma absoluta necessidade — disse o ministro a jornalistas após palestrar em um evento. — A Eletrobrás tem que ser capitalizada. Estamos propondo que esta capitalização se faça por meio de investimentos privados. Se não for assim, teremos de fazê-la com investimentos públicos. Estou falando de menos R$ 15 bilhões em saúde, educação, segurança e habitação, que teriam de ser destinados para esta necessidade.

Perguntado se o resultado da empresa, que apresentou lucro no primeiro trimestre 96% menor que o registrado em igual período de 2017, reforça a necessidade de privatizar a companhia. o ministro afirmou que não, por se tratar de uma decisão estratégica:

– Mesmo que estivesse dado um lucro considerável, isso não deveria mudar o nosso pensamento de que ela precisa ser capitalizada e que o poder público não tem hoje estes recursos e não vejo porque nós tenhamos que gerenciar este trabalho que faz a Eletrobrás.


Leia a notícia completa em O Globo Marun diz que Congresso deve aprovar privatização da Eletrobrás neste semestre

O que você pensa sobre isso?