Lixo espalhado em terreno coloca em risco embarque e desembarque de aeronaves em Cruzeiro do Sul

Internautas divulgaram várias fotos do lixo que foi despejado em terreno da prefeitura que era usado pela Secretaria de Obras. Internautas denunciam lixo jogado em terreno próximo ao aeroporto de Cruzeiro do Sul
Divulgação/ WhatsApp
Uma grande quantidade de lixo que está espalhada em um terreno que fica na cabeceira da pista do Aeroporto de Cruzeiro do Sul está deixando a população e empresários que usam o local preocupados. A prefeitura da cidade informou que vai resolver o problema o quanto antes.
Várias fotos foram divulgadas nas redes sociais nesta segunda-feira (28) e terça (29) denunciando o risco de acidentes aéreos, pois o local fica a cerca de 1 km da cabeceira da pista de pouso do aeroporto.
O terreno pertencente à prefeitura da cidade e era utilizado para a retirada de areia pela Secretaria de Obras. Atualmente, caminhões da prefeitura são vistos depositando lixo e entulho retirado das ruas, segundo os denunciantes.
Terreno fica prócimo ao aeroporto da cidade
Divulgação/WhatsApp
Um dos perigos, de acordo com a comunidade, é o cheiro forte do material em decomposição e restos de comida que atraem roedores e urubus que podem contribuir com a ocorrência de acidentes em pousos e decolagem de aeronaves.
Carlos Augusto, superintendente da Infraero no município, disse que a situação vai ser avaliada e que Secretaria de Meio Ambiente vai ser informada da situação.
“Pelo que vi nas fotos é só entulho e não traz atrativo de aves. Nosso pessoal vai ao local e depois vamos nos encontrar com o secretário de Meio Ambiente e mostrar a legislação vigente”, garantiu Augusto.
O gerente de uma empresa aérea, que não quis se identificar, falou que o risco de acidentes é eminente.
“Está tendo uma incidência muito grande de urubus naquela região. Isso é um problema. Urubu é um risco eminente não só para aviões de pequeno porte, mas também para os de grande porte. Lixo perto da pista de pouso é um risco enorme para a aviação”, afirmou.
Situação deve ser resolvida, de acordo com a prefeitura
Reprodução/WhatsApp
O prefeito dacidade, Ilderlei Cordeiro, disse que convocou os responsáveis pela coleta de lixo e entulho para uma reunião para tentar resolver o problema.
“Tomei conhecimento dessa situação ontem [segunda, 28]. Hoje [terça, 29] pela manhã convoquei o secretário de Meio Ambiente e a CBCN, que estão responsáveis pela coleta de lixo e entulho para uma conversa. Creio que alguma coisa errada esteja acontecendo. Se isso for verdade, vão ter que tomar as medidas cabíveis”, garantiu.
Cordeiro falou ainda que a gestão está tentando fazer de tudo para que as questões ambientais sejam tratadas com responsabilidade. “Queremos acabar definitivamente com o lixão da cidade”, complementou.
Prefeitura da cidade disse que vai resolver situação
Reprodução/WhatsApp
Leia a notícia completa em G1 Lixo espalhado em terreno coloca em risco embarque e desembarque de aeronaves em Cruzeiro do Sul

O que você pensa sobre isso?