Justiça Eleitoral começa lacração de urnas eletrônicas e derruba 104 candidaturas, em RO


Processo se estende até 3 de outubro em todo estado. TRE-RO registrou 655 candidatos para as eleições deste ano. Urnas eletrônicas começam a ser lacradas em Rondônia.
Derek Gustavo/G1
A Justiça Eleitoral deu início aos trabalhos de lacração das urnas eletrônicas em Rondônia. O repasse dos dados do sistema às mídias oficiais que serão inseridas nas urnas segue até a próxima sexta-feira (28) em Porto Velho. No interior do estado, o processo começa no sábado (29) e se estende até 3 de outubro. Mais de cinco mil urnas estarão disponíveis em 4.651 seções eleitorais que serão distribuídas em 651 locais de votação.
Com o período de lacração das urnas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) de Rondônia divulgou os números de candidatos aptos e inaptos para concorrer às eleições. Ao todo, foram verificadas 655 registros de candidaturas. Conforme o TRE-RO, 551 candidatos estão aptos e outros 104 foram julgados inaptos.
Segundo o Tribunal, 34 pedidos de impugnação foram julgados. O número é superior em comparação com as eleições de 2014. No total, 11 candidaturas foram impugnadas.
Cargos
O cargo de deputado estadual registrou 392 de candidaturas, seguido de deputados federais com 101, e senador com 13. Para governador, nove candidaturas foram registradas. Mas a Justiça Eleitoral indeferiu três.
Dentre as candidaturas indeferidas, está a dos candidatos a governador Acir Gurgacz (PDT), Comendador Valclei Queiroz (PMB), e Pedro Nazareno (PSTU).
Segundo o TRE, os candidatos entraram com recurso, mas caso a decisão não seja favorável, mesmo que apareçam nas urnas eletrônicas, terão os votos considerados nulos. Isso interfere diretamente nos resultados apontados pelas pesquisas eleitorais.
Situação semelhante as chapas lideradas por Fátima Cleide (PT), Bosco da Federal (PPS) e Paulo Sérgio (PSTU), que concorrem ao senado, mas tiveram os suplentes com candidatura indeferida. Segundo a Justiça Eleitoral, os candidatos não apresentaram substituto dentro do prazo, que era até o dia 17 de setembro.
*Cássia Firmino, estagiária do G1 RO, sob a supervisão da editora Mayara Subtil.
Leia a notícia completa em G1 Justiça Eleitoral começa lacração de urnas eletrônicas e derruba 104 candidaturas, em RO

O que você pensa sobre isso?