Jornalista lança livro sobre o clássico de futebol mais antigo da Paraíba


‘Dias de Botauto’ fala sobre o clássico entre Botafogo da Paraíba e Auto Esporte Clube. Livro ‘Dias de Botauto’ é de autoria do Jornalista André Resende
Arquivo Pessoal/André Resende
Um livro que conta parte da história do clássico de futebol mais antigo da Paraíba é lançado nesta terça-feira (25), em João Pessoa. “Dias de Botauto”, do jornalista André Resende, trata sobre o clássico dos rivais Botafogo da Paraíba e Auto Esporte Clube. O lançamento acontece na praça de eventos do Manaíra Shopping, às 19h30.
O livro traz, em forma de livro-reportagem, os relatos das partidas e placares, além da participação dos jogadores que se tornaram lendas nos clubes de João Pessoa e no futebol paraibano. O lançamento acontece na semana que o Botafogo Futebol Clube completa 87 anos de fundação.
“Os momentos foram recriados a partir de reportagens publicadas nos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba nos anos abordados, assim como de depoimentos de pessoas que vivenciaram o passado retratado no livro. Embasamento histórico que serviu de alicerce para a construção da narrativa”, conta o autor.
Livro que conta parte da história do clássico de futebol mais antigo da Paraíba, é lançado em João Pessoa.
Divulgação/André Resende
Os leitores poderão conferir na obra a primeira partida oficial em 1938, realizado no estádio Almeidão, na época ainda chamado de Satyrão, em 1975, e a última final do campeonato paraibano envolvendo Botafogo e Auto Esporte, em 1987.
De acordo com André, a rivalidade entre os times é a grande personagem da leitura. “O livro permite um rápido mergulho na história do clássico mais antigo do futebol da Paraíba”, conclui.
O autor André Resende é paraibano, nascido e crescido em João Pessoa. Foi assessor de imprensa do Botafogo da Paraíba, escreveu para o Jornal O Norte e atualmente é repórter do G1 na Paraíba.
O lançamento terá uma mesa redonda com bate-papo entre a crônica esportiva da Paraíba, ex-atletas, dirigentes, torcedores e torcedoras. O livro custa R$ 35 e poderá ser comprado no local do evento.
Leia a notícia completa em G1 Jornalista lança livro sobre o clássico de futebol mais antigo da Paraíba

O que você pensa sobre isso?