Incêndio no norte da Califórnia deixa ao menos nove mortos


PARADISE, EUA – Subiu para nove o número de mortos no incêndio florestal que atinge o Norte da Califórnia, informou o xerife do condado de Butte, Korey Honea, nesta sexta-feira. Paradise, a cidade montanhosa ao norte de Sacramento, teve grande parte de seu território destruído por um dos três incêndios que atingem o estado americano.

Cerca de 800 quilômetros ao sul, um segundo incêndio forçou a evacuação de Malibu, onde moram artistas de Hollywood, e ameaça Thousand Oaks, onde um homem armado matou 12 pessoas nesta semana em um bar. Um terceiro incêndio florestal estava se expandindo no condado de Ventura, no Sul da Califórnia. Fire_0911

As primeiras vítimas do incêndio foram encontradas dentro de seus veículos atingidos pelas chamas. Outras foram encontradas dentro ou perto de suas casas. Ainda não é possível identificá-las, segundo o gabinete do xerife Korey Honea.

No condado de Buttle, o mais afetado até agora, o incêndio Camp Fire destruiu 280 km2. “A magnitude da destruição que vimos é incrível e dolorosa”, disse Mark Ghilarducci, diretor do escritório de emergência do governo do estado.

79792849_Businesses continue to burn under a darkened smokey sky in Paradise north of Sacramento Cal.jpg

Uma equipe investiga a possibilidade de haver mais vítimas fatais deste incêndio, que começou na quinta-feira de manhã. As autoridades conseguiram evitar que o incêndio chegasse a Chico, de 90 mil habitantes, um pouco ao oeste de Paradise.

Em Paradise, casas envoltas em chamas e outras já transformadas em cinzas, além de carros carbonizados. Nesta área, 52 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

‘Má gestão das florestas é culpada pelos incêndios’

EM sua conta no Twitter, o presidente americano Donald Trump disse neste sábado que “a má administração das florestas” é a culpa pelos incêndios na Califórnia. “Não há razão para esses incêndios florestais maciços, mortíferos e onerosos na Califórnia, exceto pelo fato de que o manejo florestal é tão ruim”, escreveu ele.

“Bilhões de dólares são dados a cada ano, com tantas vidas perdidas, tudo por causa da má administração das florestas. Resolvam agora, ou nenhum pagamento do Fed!”, acrescentou Trump.

Ventos fortes e clima seco

Ghilarducci alertou que o estado espera condições climáticas de incêndios – ventos fortes e um clima muito seco – para os próximos dias, uma notícia ruim para os quase dois mil bombeiros que combatem as chamas.

“Camp”, controlado em apenas 5%, destruiu 2.000 estruturas e ameaça um total de 15 mil. O fogo de Woolsey, o mais preocupante, se espalhou rapidamente, ameaçando a cidade costeira de Malibu, onde 30 casas foram consumidas pelas chamas.

“O incêndio está fora de controle e avança para áreas populosas. Todos os moradores devem sair agora”, escreveu no Twitter das autoridades desta cidade localizada entre o oceano Pacífico e a serra de Santa Mônica.

“Vi as chamas que vinham das montanhas sobre a nossa casa e senti (…) sabia que tinha que sair porque era minha segurança. A casa é uma casa, mas o fogo se aproxima, toda a montanha vai crescer”, disse à AFP Heili Hoffmann, que morou em Malibu por mais de 20 anos.

Kardashian na rota das chamas

O incêndio é o mais violento a atingir a Califórnia ao longo de um dos piores anos para incêndios florestais no estado. No total, moradores de uma área com 75 mil casas nos condados de Los Angeles e Ventura receberam ordem de evacuação. O governador interino Gavin Newsom declarou nesta sexta-feira estado de emergência nessas áreas.

Kim Kardashian, Alyssa Milano e Melissa Etheridge estão entre as milhares de pessoas que tiveram que deixar suas casas em Malibu. Segundo o site TMZ, a casa de Caitlyn Jenner, ex-ginasta e ativista transgênero, foi destruída pelas chamas. Caitlyn, que era conhecida como Bruce Jenner, é pai de Kendall e Kylie Jenner.

“Evacuado na noite passada. Bleak House e a coleção (memorabilia de fantasia e horror) podem estar em perigo, mas o dom da vida permanece”, tuitou o premiado Guillermo del Toro, diretor de “A forma da água”.

O TMZ também informou que o incêndio havia atingido o terreno da mansão em Calabasas, propriedade de Kim Kardashian e do marido, Kanye West. Ela postou nas mídias sociais que “tinha apenas uma hora para fazer as malas e deixar a casa”.

Todos os 12 mil habitantes de Malibu receberam ordem de partir. Malibu e Calabasas têm entre seus moradores muitos artistas e empresários do setor de entretenimento, que são atraídos pela vista para a praia, as colinas e propriedades isoladas. Entre seus moradores estão Barbra Streisand, Cher, Tom Hanks, Judd Apatow e Britney Spears.


Leia a notícia completa em O Globo Incêndio no norte da Califórnia deixa ao menos nove mortos

O que você pensa sobre isso?