Guia para a Copa da Rússia: São Petersburgo, a janela para a Europa

76593095_In this photo taken on Thursday May 3 2018 street actors dressed in 18th century costumes d.jpg

MOSCOU — Conhecida como a “Janela para a Europa” na Rússia, São Petersburgo é uma cidade como nenhuma outra.

Palácios imperiais se enfileiram em sua rede de canais, seu estádio parece uma nave espacial e em alguns dias, o sol nunca se põe. São Petersburgo é tão ao norte que as três últimas semanas de junho são as “Noites Brancas”, com o céu claro durante as 24 horas por dia.

Leia mais: Sede da Copa, Rússia bate um bolão fora de campo.

Aqui vai o que você precisa saber sobre essa que é uma das 11 sedes da Copa do Mundo da Rússia:

O ESTÁDIO

O vasto St. Petersburg Stadium foi uma dor de cabeça para o governo russo, levando uma década para ser construído enquanto o custo disparava, para 43 bilhões de rublos (cerca de R$ 2,5 bilhões). Mortes de operários e escândalos de corrupção marcaram o projeto.

76593093_In this photo taken on Thursday May 3 2018 a general view of the soccer stadium Saint Peter.jpg

O resultado é a nova casa de 67 mil lugares do Zenit, o time da cidade, que se assemelha a uma nave espacial às margens do Mar Báltico. Torcedores devem levar algum tempo para chegar até lá, já que fica a 25 minutos de caminhada da estação de metrô mais próxima.

O QUE SABER

A grandeza de São Petersburgo vem toda da visão de um único homem.

Obcecado em tentar modernizar seu país no século XVIII, o czar Pedro, o Grande, decretou que uma nova capital deveria ser construída do zero em um pântano perto do Mar Báltico. A ideia era criar uma metrópole que fosse um centro para que as ideias e tecnologias da Europa entrassem na Rússia, e forçar que a nobreza do país adotasse tradições europeias, além de demonstrar as glórias do império de Pedro.

bv rússia

Os revolucionários soviéticos depois mudaram a capital de volta para Moscou, mas os moradores locais ainda vêem São Petersburgo como a capital cultural da Rússia.

O QUE FAZER

A grande avenida Nevsky Prospekt é o coração de São Petersburgo, passando por parques, teatros e lojas até chegar à opulenta Dvortsovaya, a Praça do Palácio. Foi lá que os revolucionários bolcheviques tomaram o poder, em 1917, ocupando o Palácio de Inverno.

Visitantes podem aproveitar as belezas da cidade a bordo de um passeio de barco pelos canais, ou apreciar algumas das obras de arte mais celebradas do mundo no famoso Museu Hermitage.

São Petersburgo é uma cidade de restaurantes e bares, oferecendo de tudo, de alta gastronomia até algumas das melhores cervejas artesanais da Rússia. À noite, as pontes que conectam as ilhas da cidade se abrem para permitir a passagem dos navios – algo para se ter em mente para não ficar preso em uma saída noturna.

76593091_In this photo taken on Thursday May 3 2018 people walk at Dvortsovaya Palace Square in St P.jpg

OS JOGOS

São Petersburgo vai receber sete partidas da Copa do Mundo, começando pelo jogo do Grupo B, entre Marrocos e Irã, em 15 de junho.

As esperanças da Rússia na Copa do Mundo podem ser arruinadas por Mohamed Salah na partida contra o Egito, pelo Grupo A, em 19 de junho.

O Brasil enfrenta a Costa Rica pelo Grupo E em 22 de junho, seguido pelo confronto entre Argentina e Nigéria, no Grupo D, dia 26 de junho.

São Petersburgo receberá ainda um jogo das oitavas-de-final, assim como uma semifinal e a disputa pelo terceiro lugar.


Leia a notícia completa em O Globo Guia para a Copa da Rússia: São Petersburgo, a janela para a Europa

O que você pensa sobre isso?