Fiscais do Ipem-RJ apreendem brinquedos e isqueiros sem certificação em Copacabana

Ipem 2 - bancas.jpgRIO — Fiscais da Diretoria Técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) realizaram, na última sexta-feira, uma operação de fiscalização de venda de brinquedos e isqueiros irregulares nas bancas de jornais da Rua Miguel Lemos e arresdores, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Após receberem denúncias através da Ouvidoria do instituto, os fiscais visitaram um total de 12 bancas no bairro, sendo que em cinco delas confirmaram a denúncia a apreenderam 29 brinquedos e 128 isqueiros que não apresentavam o selo de certificação do Inmetro.

Os proprietários das bancas foram autuados e têm um prazo de dez dias para apresentar defesa. Caso contrário, poderão ser multados em até R$ 1,5 milhões.

IPEM bancas 4.jpgSegundo Hugo Lima, diretor técnico do órgão, é muito comum esses estabelecimentos comercializarem produtos sem certificação, mas a atenção de consumidores, que são os verdadeiros fiscais da população em só adquirirem produtos certificados, faz toda a diferença.

— É cada vez maior o número de denúncias que a ouvidoria do órgão vem recebendo, e todas elas são verificadas. Isso prova que os consumidores estão cada vez mais atentos aos seus direitos e que vão cobrá-los sempre que se sentirem lesados — disse Lima.

Em caso de dúvida, denúncias ou reclamações, os consumidores podem ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ através do 0800-2823040, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.


Leia a notícia completa em O Globo Fiscais do Ipem-RJ apreendem brinquedos e isqueiros sem certificação em Copacabana

O que você pensa sobre isso?