Festival promove espetáculos teatrais de rua em Belém e discute incentivo à cultura e economia criativa

O Encena Festival de Teatro de Rua reúne artistas, pesquisadores e poder público para discutir desafios de fazer arte do Pará. Inscrições são gratuitas. Dirigível Coletivo de Teatro
Rafael Samora / Divulgação
Estão abertas as inscrições para os debates do Encena Festival de Teatro de Rua em Belém. A programação incluir discussões sobre incentivo à cultura, à economia criativa e os desafios de fazer arte no Pará. As inscrições são gratuitas.
O evento começa no dia 21 de agosto, no Sesc Boulevard, localizado na av. Boulevard Castilho França, em Belém, e vai até dia 25, promovendo espetáculos de companhias na rua.
Para o idealizador do festival e ator da Cia de Teatro Madalenas, Leonel Ferreira, ser artista no Pará é ser resistente. “Não há incentivo do governo para as produções e a invisibilidade do teatro é tão grande que nós fazemos para nossa família, nossos pares”.
Ferreira explica que formar público é fundamental e é um dos objetivos do festival. “Há dez anos não temos um festival de teatro na cidade, por isso queremos atrair pessoas que nunca tenham visto um espetáculo cênico”, comentou.
Programação
Evento será realizado nesta quinta-feira, 22, no Sesc Boulevard.
Divulgação/Sesc Boulevard
O festival inicia com o debate “Políticas Públicas para o Teatro em Belém”, é mediado pela jornalista Danielle Franco e traz como convidados a atriz Alana Lima; a professora Nani Tavares; e representantes da Fundação Cultural do Pará e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
“Em Belém, os editais mal dão para pagar o transporte da equipe. O festival vem como um fio de esperança, uma promessa de que o festival seja o primeiro de muitos e que nos próximos a gente possa descentralizar a discussão e a prática do teatro”, disse Alana Lima.
Às 16h, a mesa “Economia Criativa e Conexões em Rede” reúne o artista Paulo Ricardo e a atriz Ana Marceliano, mediados pela jornalista e produtora Luciana Medeiros.
“A estrutura em ‘rede’ é a maneira como escolhemos proceder poética e politicamente, pois não se trata de um formato, mas de um movimento constante de conexão, entre aproximações e afastamentos, recolhimento e expansão”, contou Ana Marceliano.
In Bust
Divulgação
Além dos debates, a programação tem nos dias 23, 24 e 25, espetáculos de grupos locais a partir das 18h no Anfiteatro da Praça da República. Veja quais são as atrações:
Dia 23
“Bonecos e Tambores”, com a Cia Lama de Teatro
“Homem Não Chora”, com Bando de Atores Independentes
“A Vingança de Ringo”, com Palhaços Trovadores
Dia 24
“Quem Vai Pagar o Pato?”, com o Grupo Experimental de Teatro
Cia Sorteio de Contos
“Pássaro”, com o Dirigível Coletivo de Teatro
Dia 25
“Pena e a Lei”, com Troupe Vira Rumos
“La Fábula”, com Cia Teatro Madalenas
“Fio de Pão – A história da cobra Norato”, com In Bust
Show do Bando Mastodontes, às 21h no Espaço Cultural Apoena
Serviço
Encena Festival de Teatro de Rua abre inscrições gratuitas para debates sobre incentivo à cultura
Dia: de 21 a 25 de agosto
Local: Sesc Boulevard, Anfiteatro da Praça da República e Espaço Cultural Apoena
Inscrições pelo Facebook
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326
Leia a notícia completa em G1 Festival promove espetáculos teatrais de rua em Belém e discute incentivo à cultura e economia criativa

O que você pensa sobre isso?