Falha em site expõe localização de celulares em tempo real nos EUA

Data Leak Phone LocationCALIFÓRNIA – Uma falha no site de uma empresa na Califórnia que coleta dados em tempo real de dispositivos sem fio pode ter permitido que qualquer um determinasse a localização de qualquer celular de AT&T, Verizon, Sprint ou T-Mobile nos Estados Unidos com uma precisão de centenas de metros, disse um pesquisador de segurança.

A empresa envolvida, LocationSmart, opera em um setor pouco conhecido que fornece dados para outras companhias para usos como rastrear a localização de funcionários e enviar cupons eletrônicos para clientes que estejam perto de lojas relevantes.

Entre os clientes que a LocationSmart identifica em seu site estão American Automobile Association e FedEx.

Procurada pela AP, a LocationSmart não respondeu imediatamente a e-mails e mensagens de telefone pedindo comentários sobre a falha e as suas práticas de negócios.

A falha é o caso mais recente a ressaltar como é fácil as operadores sem fio compartilharem ou venderem dados sobre a geolocalização dos clientes sem o consentimento do consumidor.

A LocationSmart tirou a página com problema do ar na quinta-feira, um dia após o estudante de Ciência da Computação da Carnegie Mellon University Robert Xiao descobrir o bug e notificar a companhia, contou o estudante à Associated Press.


Leia a notícia completa em O Globo Falha em site expõe localização de celulares em tempo real nos EUA

O que você pensa sobre isso?