Extermínio de animais de estimação é denunciado por moradores em Vitória


Moradores do bairro São Pedro relatam que ao menos 25 gatos morreram durante o final de semana no bairro. Criminoso não foi identificado. Suspeita é de envenenamento. Vinte e cinco gatos morrem envenenados durante final de semana em Vitória
Ao menos 25 gatos foram encontrados mortos no bairro São Pedro, em Vitória, durante o final de semana. A suspeita dos moradores é de que os animais tenham sido envenenados. Ainda não se sabe quem pode ter cometido o crime. A Polícia Civil pede para que população denuncie maus-tratos.
Participe do G1, enviando fotos e vídeos
Dois gatos pertenciam a protetora de animais Vera Lúcia Bausen. Ela cuida de 50 gatos e na madrugada de sábado (21), foram jogados, dentro da casa dela, bolinhas de carne recheada com o que ela acredita ser chumbinho. Dez gatos foram envenenados e dois morreram. Ela fez um vídeo recolhendo o veneno.
Dona de animais de estimação envenenados recolhe bolas com chumbinho
Vera Lúcia ainda conta que recebeu relatos de que outro defensor de animais do bairro também teve os gatos envenenados e seis morreram. Com o esforço para tirar os animais da rua, ela conta que o que mais a revolta é ter os gatos mortos dentro de casa.
Defensora dos animais tem gatos mortos envenenados, em Vitória
A vizinha dela, a aposentada Marlene Morais, de 73 anos, também perdeu a gata por envenenamento. Quem achou foi o filho dela, no meio do material que vende para reciclagem. A família acreditava que a gata tinha sumido para ter os filhotes.
Gata grávida de aposentada morre envenenada em São Pedro
De acordo com o filho da aposentada, que trabalha com reciclagem, no lixão de São Pedro foram achados mais seis gatos mortos no domingo (22).
Idosa que adota animais de rua tem gata morta envenenada
Luiza Marcondes/ G1
No quintal de casa, o auxiliar de serviço gerais Pedro Daniel dos Anjos, 64 anos, foi jogado um saco com 10 gatos mortos.
Auxiliar de serviços gerais achou 10 gatos mortos no quintal, em Vitória
Denúncias
A Polícia Civil informou que maus tratos de animais podem ser registrados em qualquer delegacia ou na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural.
Denúncias, também, podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo disquedenuncia181.es.gov.br, o sigilo e anonimato são garantidos.
O autor desse tipo de crime é atuado no Artigo 32 – por maus tratos aos animais – previsto na Lei de Crimes Ambientais. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa. Se o animal morre, a sentença pode aumentar de um sexto a um terço.
Ou seja, em uma prisão de um ano, a pena pode ser aumentada de dois meses a quatro meses.
CPI dos Maus Tratos
Em contato com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-tratos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, eles orientam que seja feita a denúncia formal em uma delegacia de Polícia Civil e depois encaminhe o relato, com o boletim de ocorrência para defesadosanimaises@gmail.com ou entre em contato com o (27) 3382-3735.
Dessa forma, a CPI encaminha a denúncia para o Ministério Público Estadual para apurar o caso e realiza perícia no material encontrado, como as bolinhas de carne recolhidas por Vera Lúcia.
Segundo a Comissão, é imprescindível que campanhas de castração aconteçam para controle da população de animais e evitar que estejam nas ruas reféns de situações como essa.
Apenas duas prefeituras realizam ações de castração: Guarapari e Vitória. Mesmo assim, para que aconteçam, é necessário que o animal tenha um responsável. Animais de rua não são castrados.
Prefeitura de Vitória
A prefeitura de Vitória informou que para castrar um cão ou gato, é preciso agendar pelo telefone do Fala Vitória 156 e dar informações completas do dono do animal como nome, telefone, espécie, porte e sexo do animal e endereço completo.
A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) avalia e entra em contato com a pessoa que solicitou a castração.
Para solicitar a castração de um animal, a pessoa precisa ser maior de 18 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo
Leia a notícia completa em G1 Extermínio de animais de estimação é denunciado por moradores em Vitória

O que você pensa sobre isso?