Estudantes usam maquete para fazer vídeo com ofensas racistas em escola: 'Olha o barraco do negrinho'

Centro Paula Souza afirmou que diretoria da unidade em Jundiaí (SP) chamou pais dos alunos para conversar sobre o caso e que eles optaram por transferir os garotos após a repercussão. Boneco negro em maquete foi usado por estudantes para fazer ofensas racistas em Jundiaí
Reprodução/Internet
Alunos de uma escola técnica em Jundiaí (SP) usaram uma maquete para fazer ofensas racistas durante uma aula de arte. O vídeo, gravado por um dos próprios estudantes, acabou caindo nas redes sociais. Após a repercussão do caso, os alunos foram transferidos de escola pelos pais.
De acordo com o Centro Paula Souza, responsável pela Escola Técnica Estadual “Vasco Antônio Venchiarutti, a gravação foi feita na última sexta-feira (17), durante uma aula de arte na unidade. Conforme apurado pela TV TEM, os meninos são de uma turma do primeiro ano do ensino médio.
Nas imagens um grupo de estudantes aparece mexendo em uma maquete com uma casa e bonecos em miniatura. Ao pegar um boneco negro, um dos estudantes fala: “É o barraco do negrinho, Minha Casa Minha Vida. Agora vou te matar, negro f*****”. (Veja o vídeo abaixo)
Alunos usam maquete em escola para fazer ofensas racistas: ‘Olha o barraco do negrinho’
Com uma faca em mãos, ele ataca várias vezes o personagem da maquete em cima da mesa. Depois, coloca o boneco na boca até destruí-lo. Em seguida, diz: “Vamos limpar o negrinho”. Neste momento, um colega avisa: “Olha, tem sabão líquido aqui”.
Durante a gravação, o grupo não foi abordado por nenhum funcionário ou outros estudantes.
Em nota, o Centro Paula Souza informou que convocou as famílias dos estudantes para falar sobre o caso, e que os pais optaram por transferir os meninos de escola.
A entidade afirma ainda “que repudia o racismo e qualquer outra forma de discriminação”, e que a Etec tomou providências para coibir atitudes semelhantes e debater o problema em todas as instâncias da comunidade escolar.
Video gravado por aluno em aula de arte mostra grupo fazendo ofensas racistas em Jundiaí
Reprodução/Internet
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
Leia a notícia completa em G1 Estudantes usam maquete para fazer vídeo com ofensas racistas em escola: ‘Olha o barraco do negrinho’

O que você pensa sobre isso?