Estilista mantém viva a tradição de trabalhos feitos à mão na Ilha de SC


Luciana Andrade promove e incentiva o trabalho manual e ainda oferece oportunidade para outras mulheres artesãs. Luciana criou uma rede de mulheres artesãs na Ilha
Carolina Porto
Para confeccionar seus produtos exclusivos, a estilista Luciana Andrade conta com uma rede de mulheres tecelãs, tricoteiras, bordadeiras e crocheteiras de Florianópolis. A empreendedora explica que as parceiras, que moram nos bairros Morro das Pedras, Campeche, Barra da Lagoa, Ribeirão da Ilha, recebem a cada projeto e confessa que manter viva essa tradição é um dos maiores objetivos.
“Queremos contar a história do feito à mão, mostrar a qualidade do trabalho realizado na Ilha de Florianópolis, e que com o feito à mão pode-se ter um trabalho autônomo e acreditar em um futuro”, destaca a criadora do projeto criado há três anos.
A estilista fala que a proposta de criar essa rede vêm de família. Ela lembra que sua mãe, que atuava como assistente social em uma instituição em Porto Alegre (RS), sempre valorizou o trabalho feito à mão.
“A mãe valorizava tanto a história como a essência de cada produto. Tenho memórias afetivas de infância das oficinas de reciclagem de papéis, madeiras e brinquedos que participava”, recorda a estilista, neta de uma vó costureira.

Reaproveitamento
Para a realização dos trabalhos do atelier são utilizados materiais de reaproveitamento que são fornecidos por empresas que doam insumos com defeito, que resultam em trabalhos incríveis. Os produtos, como almofadas, são vendidos em lojas físicas nas cidades de Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis e também na loja virtual.
“A parceria com as artesãs funciona através de muito respeito e confiança”, destaca.
Ações futuras
A estilista quer, mas ainda não tem data definida, levar essa ação para dentro de instituições como a Penitenciária Feminina, da capital. Luciana acredita que essa será uma maneira de disseminar o conhecimento e de valorizar ainda mais os trabalhos feitos à mão.
“Valorizar as tradições que são transmitidas de vó para mãe e mãe para filha. A ideia é não deixar no esquecimento as técnicas manuais e a importância de um produto único, exclusivo, com alma”, completa.

Serviço
Projeto Atelier Luciana Andrade – Florianópolis
Início das atividades: 2015
Contato: site ou (48) 99815-8240
Leia a notícia completa em G1 Estilista mantém viva a tradição de trabalhos feitos à mão na Ilha de SC

O que você pensa sobre isso?