Escolas estaduais em tempo integral do Rio terão aulas teóricas de direção

RIO – A partir de junho, os alunos de escolas públicas estaduais em tempo integral terão aulas teóricas de direção. O convênio entre o Detran-RJ e a Secretaria estadual de Educação do Rio será assinado nesta quinta-feira, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul. O projeto fará parte da grade extracurricular do ensino médio e abrangerá, inicialmente, 46 colégios — sendo beneficiados 1.150 estudantes. O presidente do Detran, Leonardo Jacob, afirma que a ideia é formar o motorista e o cidadão ao mesmo tempo.

LEIA MAIS: Postos de vistoria do Detran terão horários noturnos ampliados

Rio deve ser o primeiro estado a adotar placa do Mercosul no país

Vendas de veículos no Rio serão comunicadas ao Detran pelos cartórios

— A educação é um meio poderoso para reduzirmos a quantidade de vítimas de acidentes no trânsito. Conseguimos baixar esse número em 22% no ano passado, mas podemos fazer muito mais no futuro a partir desses jovens.

Examinadores do Detran-RJ atuarão como professores de direção, permitindo que os jovens possam fazer a prova teórica para obtenção da carteira de motorista assim que completarem 18 anos e concluírem o ensino médio. No fim do curso, 250 alunos poderão fazer aulas práticas gratuitas na Escola Pública de Trânsito do Detran.

A iniciativa será possível por meio da resolução 265/2007, do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê que a rede pública de ensino ofereça aulas extracurriculares com o mesmo conteúdo oferecido pelas autoescolas, porém com a carga horária duplicada. Enquanto os alunos de autoescola têm que assistir 45 horas de lições teóricas, os da rede pública terão uma carga horária de 90 horas.

— Os estudantes que participarão do projeto, que será ministrado no contraturno, terão uma grande vantagem, pois os alunos das autoescolas são obrigados a assistir a 45 horas de aula teórica. Na rede pública será o dobro — destaca o secretário estadual de Educação do Rio, Wagner Victer.


Leia a notícia completa em O Globo Escolas estaduais em tempo integral do Rio terão aulas teóricas de direção

O que você pensa sobre isso?