Distritos de Nova Friburgo, RJ, ganham ambulância 24 horas após mortes por falta de socorro

Veículo foi entregue nesta sexta-feira (14) e vai atender moradores de Lumiar e São Pedro da Serra. Ambulância vai ficar 24 horas à disposição dos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra, segundo a Prefeitura de Nova Friburgo
Divulgação/Ascom Friburgo
Foi entregue nesta sexta-feira (14) uma ambulância para atender os moradores de Lumiar e São Pedro da Serra, distritos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Só este ano, três pessoas morreram, em Lumiar, por falta de socorro adequado em ambulância.
Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o veículo vai ficar disponível 24h, atendendo os casos de emergência nos distritos.
Veículo é equipado para atendimentos de emergência
Divulgação/Ascom Friburgo
Ainda de acordo com a Prefeitura, a ambulância ficará estacionada em uma garagem, em São Pedro da Serra, até que o Posto de Saúde de Lumiar passe por reformas.
O município disse ainda que um contrato de locação está sendo finalizado para que um imóvel possa ser utilizado enquanto o posto estiver em obra. De acordo com a Prefeitura, os atendimentos à população continuarão acontecendo normalmente.
Quando a reforma do posto de saúde for concluída, a base definitiva da ambulância será em Lumiar, ainda segundo a Prefeitura.
Reivindicação antiga
Paciente morre por falta de socorro no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, no RJ
Em fevereiro deste ano, a Associação de Moradores de Lumiar pediu, por meio de um ofício protocolado na Prefeitura, que mantivesse a ambulância que ficou no distrito durante as férias de verão. Em maio, foi feito um novo pedido, protocolado direto na Secretaria de Saúde, solicitando uma ambulância.
Até então, sem nenhum retorno da Prefeitura, a Associação de Moradores recorreu ao Ministério Público. No documento entregue em julho ao órgão, são pedidas providências e fiscalização, por se tratar de um direito básico da população, que é o acesso à saúde.
A estimativa da Associação de Moradores é que cerca de 15 mil pessoas morem na região, juntando com os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, e as localidades de Toca da Onça, Boa Esperança e Rio Bonito, entre outras.
Leia a notícia completa em G1 Distritos de Nova Friburgo, RJ, ganham ambulância 24 horas após mortes por falta de socorro

O que você pensa sobre isso?