Confira os cinco fatos mais importantes de economia da semana

INFOCHPDPICT000068926900SÃO PAULO – Depois da frustração com os dados de desempenho da indústria em março, que recuou 0,1% ante fevereiro e fechou o primeiro trimestre estagnada, as atenções do mercado se voltam esta semana à Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) daquele mês. A expectativa dos analistas é que o IBGE apresente um pequeno avanço nas vendas do varejo ante fevereiro, ratificando a moderada recuperação da economia. O IPCA de abril é outro indicador que estará no radar dos analistas, que esperam uma aceleração do índice, para algo próximo a 0,3%, em relação à alta de 0,14% de março.

No exterior, atenções voltados ao desempenho da inflação em abril nos Estados Unidos, importante indicador na avaliação do Federal Reserve para o melhor momento de promover uma nova alta nas taxas de juros, dada como certa pelo mercado nos próximos meses, e que tem impacto direto sobre a trajetória do dólar em economias emergentes como a brasileira.

Indústria automotiva

A associação das montadoras, Anfavea, divulga os dados sobre produção de veículos no país no mês de abril nesta segunda-feira, que deve se manter em expansão. Em março foram fabricados 267 mil veículos, alta de 13,5% ante fevereiro.

Inflação na China

TOPSHOT-CHINA-ECONOMY-LIFESTYLE.jpeg

O Bureau Nacional de Estatísticas do governo chinês (NBSC, na sigla em inglês) divulga nesta quarta-feira a inflação ao consumidor em abril. A expectativa é que o índice apresente alta em torno de 1,9%, em desaceleração ante os 2,1% de março.

Inflação

INFOCHPDPICT000074698621.jpeg

A inflação de abril medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será divulgada na quinta-feira, deve acelerar em relação à variação de 0,14% em março, pressionada pelo reajuste anual dos medicamentos autorizada pelo governo e alta dos alimentos in natura.

Inflação nos EUA

US-E COLI-LETTUCE

O Bureau of Labor Statistics também divulga dados sobre a inflação na economia americana em abril, que deve apresentar alta tanto em relação a março, quanto na comparação anual.

Comércio

INFOCHPDPICT000076412915.jpeg

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE será divulgada na sexta-feira e deve mostrar avanço nas vendas do varejo em março, da ordem de 0,3% ante fevereiro, e de 6,1% na comparação com o mesmo mês de 2017.


Leia a notícia completa em O Globo Confira os cinco fatos mais importantes de economia da semana

O que você pensa sobre isso?