Cláudio Cruz é o novo maestro regente e membro da direção artística do Municipal

420864_520582054636288_1885527026_n.jpg

RIO — O paulista Cláudio Cruz será o novo maestro regente da orquestra do Teatro Municipal e membro do colegiado da direção artística da casa, segundo informou o secretário estadual de Cultura, Leandro Monteiro. A nomeação será publicada no Diário Oficial do estado de amanhã.

Cruz assume o cargo após Monteiro exonerar Tobias Volkmann, que na última segunda -feira havia declarado ao GLOBO sua decisão de se afastar do colegiado da direção artística da casa, embora tivesse a intenção de continuar à frente da orquestra.

Volkmann era o maestro titular da orquestra desde 2016, e participava da direção coletiva criada em janeiro pelo presidente do municipal, Fernando Bicudo. No entanto, após anunciar sua saída do colegiado, conforme noticiou a coluna de Marina Caruso, foi também afastado do comando da orquestra.

Violinista prestigiado, Cláudio Cruz, de 49 anos, estava no posto de maestro titular e diretor artístico da Orquestra Jovem de São Paulo. Ele atuou ainda como diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-lobos e foi regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Desde 1990, ocupa o cargo de spalla (nome dado ao primeiro-violinista) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O músico também atuou como regente convidado em diversas orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Porto Alegre, a Sinfônica de Brasília, a Orquestra de Câmara de Osaka, a Orquestra de Câmara de Toulouse e a Orquestra Sinfônica de Avignon.


Leia a notícia completa em O Globo Cláudio Cruz é o novo maestro regente e membro da direção artística do Municipal

O que você pensa sobre isso?