Cinco motoristas morrem em seus carros tentando fugir de incêndio na Califórnia


PARADISE, EUA – Cinco pessoas que tentavam fugir do incêndio no Norte da Califórnia morreram quando as chamas envolveram seus carros em Paradise, informaram as autoridades nesta sexta-feira. A cidade montanhosa ao norte de Sacramento teve grande parte de seu território destruído por um dos três incêndios florestais que atingem o estado.

Cerca de 800 quilômetros ao sul, um segundo incêndio forçou a evacuação da sofisticada Malibu e ameaça Thousand Oaks, onde um homem armado matou 12 pessoas nesta semana em um bar. Um terceiro incêndio florestal estava se expandindo no condado de Ventura, no Sul da Califórnia.

Desde o início desta sexta-feira, as chamas avançavam rapidamente em direção aos arredores de Chico, 145 quilômetros ao norte de Sacramento, depois de “engolir” Paradise. Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar a cidade depois de o fogo devastar a vizinha de Paradise, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

O incêndio, que eclodiu na quinta-feira, mais do que triplicou em tamanho para 70.000 hectares (700 km2). Apenas 5% foram contidos até o momento.

— A cidade está devastada, tudo está destruído — disse Scott Maclean, porta-voz do Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia, referindo-se a Paradise, que tem uma população de 26 mil habitantes. — Este incêndio se moveu tão rápido e cresceu tão rápido que muitas pessoas foram pegas por ele

79792799_PARADISE CA - NOVEMBER 09 A line of burned out abandoned cars sit on the road after the Cam.jpgAlém das cinco pessoas encontradas mortas em seus veículos, muitos foram forçados a abandonar seus carros e correr pela única estrada que atravessa a cidade montanhosa. Cerca de 2.000 casas e prédios foram destruídos na área, disseram autoridades. Maclean disse que um número ainda desconhecido de civis e bombeiros ficaram feridos.

Estado de emergência

Paradise fica no topo de uma montanha e tem rotas de fuga limitadas. Acidentes de trânsito congestionaram as estradas, e moradores abandonaram seus veículos para fugir das chamas carregando crianças e animais de estimação. Uma mulher presa no trânsito entrou em trabalho de parto, informou o jornal “Enterprise-Record”.

— É muito caótico — disse Ryan Lambert, policial da Patrulha Rodoviária da Califórnia.

Agentes de resgate usaram uma escavadeira para afastar carros abandonados no caminho e chegar ao Hospital Feather River para retirar pacientes enquanto chamas consumiam o edifício, disse a repórteres Doug Teeter, supervisor do condado de Butte. O hospital foi totalmente destruído, disse Mike Mangas, porta-voz da prestadora de serviços Dignity Health, ao Action News Now.

79792849_Businesses continue to burn under a darkened smokey sky in Paradise north of Sacramento Cal.jpgO incêndio, que começou na manhã de quinta-feira, é o mais violento a atingir a Califórnia ao longo de um dos piores anos para incêndios florestais no Estado.

No total, os incêndios levaram as autoridades a dar ordem de evacuação a 75 mil casas nos condados de Los Angeles e Ventura. O governador interino Gavin Newsom declarou nesta sexta-feira estado de emergência nessas áreas.


Leia a notícia completa em O Globo Cinco motoristas morrem em seus carros tentando fugir de incêndio na Califórnia

O que você pensa sobre isso?