Cida e Temer querem anunciar nova ponte entre Brasil e Paraguai até dezembro


A construção de uma segunda ponte entre Brasil e Paraguai, paga pela Itaipu Binacional, voltou a ser tema de uma conversa entre o presidente da República, Michel Temer (MDB), e a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP)
. Os dois se encontraram nesta terça-feira (30), no Palácio do Planalto.
Na saída da reunião, Cida disse à imprensa que a expectativa é que o anúncio de início da obra seja feito por Temer em dezembro, em Foz do Iguaçu. A ponte ligaria a cidade paranaense a Presidente Franco. Em fins de mandato, Temer e Cida se mobilizam para dar o pontapé na obra, que foi desenhada em 2014 e que, agora, está à espera apenas do aval formal da Itaipu Binacional para sair do papel. 
Interlocutores do governo federal trabalhavam inicialmente com a hipótese de anunciar o início da obra ainda antes das eleições, o que não ocorreu. A Gazeta do Povo apurou que entre os entraves estaria a possibilidade de impacto na tarifa de energia. 
A ideia é que a Itaipu Binacional assuma todo o custo da obra, estimado em US$ 70 milhões – cerca de R$ 260 milhões pelo câmbio desta terça-feira (30). As cúpulas brasileira e paraguaia da hidrelétrica já teriam concordado informalmente com o investimento, mas ainda existiriam dúvidas sobre se tal injeção de dinheiro traria ou não impacto na tarifa de energia – e o ponto deve atrair o interesse da equipe do novo chefe do Planalto a partir de 2019, Jair Bolsonaro (PSL)
.
No âmbito da Itaipu Binacional, as reuniões sobre o tema ainda não resultaram em um desfecho. Para que o dinheiro seja liberado, é necessária a assinatura formal de órgãos da hidrelétrica.

Let’s block ads! (Why?)
Leia a notícia completa em Gazeta do Povo Cida e Temer querem anunciar nova ponte entre Brasil e Paraguai até dezembro

O que você pensa sobre isso?