Carreta de prevenção à hanseníase faz exames gratuitos em Jaci-Paraná, RO

Atendimentos acontecem nesta sexta-feira (13). Campanha é realizada pela primeira vez em Rondônia. Atendimentos acontecem das 8h às 16h, no Centro Administrativo de Jaci-Paraná.
Jéssica Alves/G1
Exames e orientação para prevenção e diagnóstico da hanseníase serão realizados em Jaci-Paraná (RO), distrito a pouco mais de 80 quilômetros de Porto Velho, nesta sexta-feira(13). O atendimento acontece das 8h às 16h, no Centro Administrativo da região.
A mobilização é feita pela carreta do Projeto Roda Hans, comandada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
De acordo com a Semusa, a equipe que realizará o atendimento a população de Jaci-Paraná, e das localidades de Abunã, Mutum Paraná e União Bandeirantes conta com 25 profissionais, incluindo bioquímicos, enfermeiros, médicos e técnicos.
A campanha acontece pela primeira vez em Rondônia e começou em Porto Velho no último dia 3 de julho. Conforme a Semusa, 450 pessoas foram avaliadas e 13 novos casos foram detectados.
Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da hanseníase são:
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas;
Área de pele seca e com falta de suor, com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas; sensação de formigamento;
Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés; diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
Transmissão e tratamento
A transmissão da Hanseníase é pelo contato com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não a trataram.
Porém, a doença tem cura. O tratamento contra a Hanseníase é gratuito e feito nas unidades de saúde, sob indicação de até três medicamentos.
Leia a notícia completa em G1 Carreta de prevenção à hanseníase faz exames gratuitos em Jaci-Paraná, RO

O que você pensa sobre isso?