Candidatos ao governo do AM participam de primeiro debate em emissora de TV


Quatro dos sete postulantes ao governo discutiram temas como Saúde, Educação e Segurança. Candidatos posam para foto no início do debate
Rickardo Marques/G1 AM
Quatro dos candidatos ao governo do Amazonas participaram de um debate na TV Diário na noite desta quinta-feira (23). Eles disputam o primeiro turno da eleição que ocorre em outubro.
O debate foi dividido em quatro blocos, onde os candidatos fizeram e responderam questionamentos de temas como Saúde, Segurança, Economia e Meio Ambiente, entre outros.
Berg da UGT (PSOL) foi o primeiro a dar as considerações finais. “Hoje, nós não conseguimos mais andar de ônibus, andar pela rua sem ser assaltado. Então nosso projeto tem questão para a saúde, para a educação, tem a questão da habitação, construção de casas populares, para que nós possamos ter uma estrutura melhorada no estado do Amazonas. Baseado em tudo isso, nós temos a nossa vice que é uma pedagoga, uma assistente social, que está fazendo um trabalho comunitário para que possamos ter a sociedade caminhando sempre com a gente”, disse.
Omar Aziz (PSD) foi o segundo a falar. “Conseguimos construir e entregar quase 30 mil casas, dobramos o número de escolas de tempo integral, fizemos o plano de cargos e carreiras de todos os servidores do Estado. Produzimos oportunidades para as pessoas. Vamos fazer o Ronda Total, ocupar as áreas de maior risco, criar oportunidades para os nossos jovens, fazer com que eles possam ter uma esperança no seu futuro. E, com isso, proteger os filhos de diversas mães que hoje se sentem abandonadas”, continuou.
Em seguida, foi a vez de Wilson Lima (PSC). “Quem passou pelo governo deu sua contribuição, teve seus erros, teve seus acertos, mas eu entendo que é preciso mudar. É preciso mudar porque o modelo que está posto aí não tem dado resultado que o cidadão espera. No final do ano passado o IBGE divulgou um estudo indicando que a população do Amazonas é a segunda mais pobre do Brasil. Por isso nós precisamos mudar, precisamos transformar, por isso precisamos iniciar uma nova forma de governar o estado do Amazonas”, afirmou.
O último candidato a falar foi David Almeida (PSB). “Ano passado eu estive em um lugar em que eu pude ver a oportunidade de mudar a vida das pessoas. Em apenas quatro meses, pouco mais de quatro meses, para os professores, nós pagamos o maior abono da história da educação. Para os policiais, nós fizemos a maior promoção da história da Polícia Militar, a maior promoção da história dos Bombeiros Militares… Peguei o Estado na pior crise de sua história. Nós recuperamos a economia do Estado. O Estado estava devendo, [e] nós deixamos dinheiro em caixa”, finalizou.
Leia a notícia completa em G1 Candidatos ao governo do AM participam de primeiro debate em emissora de TV

O que você pensa sobre isso?