Artista que se inspirou em acidente de moto para pintar abre exposição em Brasília

Na mostra ‘In definições Espaciais’, Bruno Corte Real leva sensações para as telas. Entrada é gratuita. Sentimentos e sensações vividas em um grave acidente de moto inspiram as obras do estudante da Universidade de Brasília (UnB) Bruno Corte Real, que abrirá uma exposição com suas telas nesta quinta-feira (23), às 19h, no Museu da República. A mostra “In Definições Espaciais” reunirá 28 pinturas do artista plástico.
O objetivo do autor é questionar o público sobre o limite entre o interno e o externo de um corpo. Segundo Bruno, o interesse surgiu a partir das marcas que o acidente deixou no corpo dele.
“O acidente de moto foi de sentir fisicamente, na pele, o que sinto cotidianamente em um nível mais sutil. Isso me fez questionar a zona de limite entre o que é meu domínio e o que não é.”
Pintura de Bruno Corte Real que vai fazer parte da exposição ‘In definições Espaciais’
Bruno Corte Real/Divulgação
Inspiração
O acidente que transformou o trabalho de Bruno ocorreu quando ele, a caminho de uma festa com os amigos, caiu de uma motocicleta quando passava por um quebra-mola no Taguaparque.
A cena chocou o artista, e despertou nele a semelhança de uma técnica de pintura que ele estava aprendendo.
Com texturas, Bruno decidiu transpor a visão em arte: preparou cores, formas e profundidade para quebrar a percepção de separação nos acontecimentos cotidianos. “Essas obras são minhas feridas abertas em cor, disponíveis à apreciação do público por meio de uma codificação sensível, que transita entre figuração e abstração, superfície e profundidade”, disse.
Obra exposta no evento In definições Espaciais de Bruno Corte
Bruno Corte/Divulgação
O artista
Bruno Corte Real, de 36 anos, nasceu no Rio de Janeiro, e afirma que desde criança se identifica com imagens e momentos registrados. De acordo com a observação do artista, ele compõe e descompõe sensações e imagens. Por essa sintonia, Bruno decidiu seguir a carreira no cinema de publicidade.
Em 2014, passou a trabalhar com audiovisual e teatro na área de arte-educação no departamento de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB).
Serviço
Exposição In Definições Espaciais
Local: Museu Nacional da República
Data: de 23 de agosto a 23 de setembro
Horário: das 9h às 18h30
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Veja o que fazer em Brasília no G1 DF.
*Sob supervisão de Maria Helena Martinho
Leia a notícia completa em G1 Artista que se inspirou em acidente de moto para pintar abre exposição em Brasília

O que você pensa sobre isso?